Aeri promove – Workshop Internacionalização Universitária

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.


Aeri promove - Workshop Internacionalização Universitária.

Aeri promove – Workshop Internacionalização Universitária.

A Assessoria Especial de Relações Institucionais – AERI realizará dia 18 de agosto de 2009, no Anfiteatro do Campus o Workshop Internacionalização Universitária que objetiva estimular a comunidade acadêmica a refletir ações voltadas à implantação de uma política de internacionalização na UEFS, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e de experiências que fomentem a qualidade acadêmica e a relevância social do ensino superior.

 A inserção em redes internacionais de ensino e pesquisa e a manutenção de um programa regular de mobilidade docente e discente são condições precípuas para que se possa alcançar um patamar de excelência, comum às  Instituições com maior credibilidade.

 Com a re-estruturação da Assessoria de Intercâmbio, que a partir de 2007 se transformou em Assessoria Especial de Relações Institucionais, a UEFS reconhece que em lugar de ações pontuais, há a necessidade de elaborar uma política de internacionalização consistente e integrada com seus objetivos institucionais. Entretanto, esta missão requer um investimento inicial e muita persistência, além de um planejamento muito elaborado, em razão do elevado custo que estas ações requerem. A implantação de um programa desta natureza passa por um debate interno, para definição de prioridades e de estratégias a serem executadas, de forma que seus resultados tenham maior repercussão e logrem mais êxito.

 Para alcançar estes objetivos serão desenvolvidas algumas etapas: elaboração de material e de conteúdo multilíngüe para divulgação em meios impresso e digital; realização de seminários e oficinas para sensibilização interna e relato de experiências exitosas; realização de missões internacionais para fomentar ações dirigidas de cooperação internacional.

 Espera-se como resultados prováveis das ações propostas: o desenvolvimento de redes acadêmicas internacionais de cooperação técnico-científica; a incorporação entre os nossos egressos de um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo em rápida transformação, que exige postura crítica e desenvoltura internacional; a efetivação de ações de cooperação internacional que garantam o intercâmbio de conhecimento e experiência e a realização de um diálogo cultural e intelectual desenvolvidos de maneira planejada, de acordo uma política de internacionalização.

 Ademais, como resultados práticos desta proposta, pretende-se aumentar o número de intercambistas, bilateralmente, além de estimular as missões de estudo e de trabalho e ampliar os laços de cooperação científica internacional.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]