1.320 famílias de Feira e região serão beneficiadas com a construção de cisternas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

 Através da parceria entre o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Instituto de Desenvolvimento Colônia Esperança, de Salvador, 1.320 famílias de Feira de Santana, Santa Bárbara, Água Fria, Ipecaetá, Anguera e Tanquinho terão acesso à água de qualidade através da construção de cisternas de consumo humano.

Para planejar as ações do projeto, acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, o Encontro Microrregional de Planejamento, no dia 28 de agosto, a partir das 9 h. O evento irá reunir os membros das Comissões Executivas Municipais, que são compostas por representantes de igrejas, associações, movimentos de mulheres trabalhadoras rurais, e sindicatos de cada um dos municípios onde o projeto irá atuar, e membros da equipe técnica executora.

Além de socializar o que é o projeto e o seu funcionamento, as comissões conhecerão os critérios de seleção para que as famílias sejam contempladas. Como critérios adotados, deve haver na família a presença de idosos, crianças inseridas no programa Bolsa Família, do Governo Federal, mulheres que são chefes de família, entre outros.

Dentre as ações previstas para começarem no mês de novembro, estão quatro cursos para pedreiros que irão acontecer em Santa Bárbara, Tanquinho, Ipecaetá e Anguera. Assim como 44 cursos de Gerenciamento em Recurso Hídricos, onde as famílias aprendem a manusear a cisterna.

Para Ana Glécia, coordenadora, o projeto significa a construção da cidadania. “O acesso à água e o manuseio correto das cisternas não significa somente cisternas construídas, mais a construção de uma vida digna e mais cidadã para essas famílias”, afirma.

*Com informação da Lorena Amorim.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]