Vitória da sociedade, mais educação. Lula inaugura novo campus na Paraíba com 729 matriculados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Vitória da sociedade, mais educação. Lula inaugura novo campus na Paraíba com 729 matriculados.
Vitória da sociedade, mais educação. Lula inaugura novo campus na Paraíba com 729 matriculados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira, (28/07/2009), o campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na escola foram investidos R$ 5 milhões. A solenidade será transmitida para todo o Brasil pela TV NBR e TV MEC, a partir das 11h.

A escola faz parte do plano de expansão da educação profissional do Governo Federal, iniciado em 2005 e previsto para ser concluído no final do próximo ano. Estão sendo construídas 214 escolas, com investimento de R$ 1,1 bilhão. Destas, já estão em funcionamento 82 unidades em todas as regiões do país, com 38 mil novas matrículas.

Até 2002, a rede federal contava com 140 unidades. Atualmente a rede já possui 222 escolas e 215 mil vagas de cursos técnicos, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. No final de 2010 serão 354 escolas e 500 mil vagas.

Nível médio – O campus do IFPB oferece cursos técnicos de nível médio em informática e mineração. Também tem o curso superior de tecnologia em telemática. Atualmente, 729 estudantes estão matriculados na instituição. Já foram contratados por concurso 40 professores e 33 técnico-administrativos para a instituição. O campus está localizado na Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671, Bairro Jardim Dinamérica.

Histórico – No ano de seu centenário, a rede federal dá mais um salto de qualidade. Desde 29 de dezembro de 2008, quando o Diário Oficial  da União publicou a Lei 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 75 unidades descentralizadas de ensino (uneds), 39 escolas agrotécnicas, 31 centros federais de educação tecnológica (cefets), 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais.

São 38 institutos federais presentes em todos os estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as novas escolas que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.

Essa rede é formada ainda por instituições que não aderiram aos institutos federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São dois cefets, 25 escolas vinculadas a universidades e uma universidade tecnológica. Saiba mais no Portal do MEC.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]