Valente: Dia do Agricultor contou com as presenças Emiliano José e Rui Costa (SERIN)

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Iniciado desde o dia 11 com intensas atividades nas comunidades rurais do município, aconteceu ontem (24/07/2009) a comemoração final do Dia do Agricultor, no Clube Social Umburana. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (Straf Valente) com o objetivo de mobilizar todas as comunidades para uma grande festa em homenagem aos agricultores e contou com as parcerias das Associações Comunitárias, da CUT, da Fundação Apaeb, dos agentes financeiros Sicoob-Coopere, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, do Governo Estado (Seagri, Agecom e Setre) e mandatos da vereadora Leninha e deputado federal Emiliano José, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

As manifestações culturais foram comandadas pelos grupos Ladeira (reisado), Capoeira e Santa Rita de Cássia (versos, poesia e teatro) e Grupo Social Melhor Idade em Movimento – GESMIM (cantiga de roda). Entre as oficinas de qualificação profissional que foram realizadas, ganhou destaque a de produção de mais de 40 subprodutos da mandioca, ministrada pelo grupo de mulheres produtoras de Serrinha, numa estratégia de intercâmbio de saberes entre os próprios produtores. “O povo brasileiro está vivenciando o seu melhor momento de toda a história brasileira. E agricultura familiar, em particular, nunca teve tanto dinheiro apoiando o processo de produção, assistência técnica, qualificação profissional e beneficiamento e comercialização de seus produtos. O governo Lula está efetivamente promovendo uma grande revolução democrática no país”, destacou na abertura o deputado federal (PT) Emiliano José.

Outro momento muito importante das comemorações foi o da feira da agricultura familiar com a exposição e comercialização de produtos das comunidades e foi nesse mesmo contexto que houve a assinatura de 32 contratos pelo Pronaf AgroAmigo do BNB. Para Claudionor Aquino, presidente do Straf Valente, “mais uma vez estamos assegurando aos trabalhadores rurais o acesso ao crédito rural para que eles possam melhorar as suas unidades produtivas”.

Dando ainda continuidade às atividades da programação, foram instaladas duas mesas temáticas de debates. A primeira, que tratou das políticas de financiamento da agricultura familiar, teve como debatedores Ranúsio Cunha, presidente do Siccob-Coopere, Elmo Bastos, gerente de negócios do BNB e Ailton Florêncio, superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/Segari). A segunda mesa abordou as políticas de apoio ao beneficiamento e à comercialização de produtos da agricultura familiar com a participação de Diego Ferreira, técnico de comercialização do Centro de Economia Solidária (CESOL/SETRE) e Aldo Araújo que é técnico de comercialização da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Pela primeira vez na história do Brasil a agricultura familiar teve o seu reconhecimento e políticas públicas setoriais à altura do seu real papel estratégico no processo de desenvolvimento. Mas pra que isso ocorresse foi preciso muita luta do movimento sindical rural para criação em 1996 do Pronaf e, seis anos depois, o povo eleger o governo Lula que elevou os recursos de pouco mais de 2 bilhões para os atuais 15 bilhões. A Bahia, recentemente, através do governo Wagner, recebeu mais 500 milhões. Vivemos, portanto, outro momento político institucional e a prova disso foi o apoio que tivemos para a realização dessas comemorações”, assinalou a vereadora Leninha que, ainda pela manhã, participou com o governador Jaques Wagner da inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, no município de São Domingos a 12 km de Valente.

Beleza Rural. Depois de várias etapas comunitárias para escolha dos representantes – categoria masculina e feminina -, teve início à noite a final do concurso Beleza Rural. Foram oito os participantes da finalista: Evailson Pereira Silva-1º lugar (Capoeira), Geisa de Oliveira Barbosa-1º lugar e José Renato-2º lugar (Queimada do Curral), Roberta Araújo -2º lugar (Santa Rita de Cássia), Érica Silva (Gitirana), Alan Chagas (Papagaio), José Anderson e Darlin Simões (Tanquinho). Os vencedores receberam um prêmio simbólico em dinheiro e mais um book fotográfico.

Para Rui Costa, secretário das relações institucionais do governo do estado, “esse concurso é a iniciativa mais importante que eu já vi acontecer na história do movimento sindical. E como sempre ocorre na região sisaleira, mais uma vez sai de Valente uma experiência paradigmática que certamente irá influenciar as entidades sindicais de outros municípios”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]