UEFS Editora lança obra de Erivaldo Neves

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.


UEFS Editora lança obra de Erivaldo Neves .

UEFS Editora lança obra de Erivaldo Neves .

A UEFS Editora lança, quarta-feira (15/07/2009), a segunda edição, revista e ampliada, de “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio (um estudo de história regional e local)”, de autoria do professor Erivaldo Fagundes Neves. A solenidade começa às 17 horas, no hall do prédio da Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), campus universitário.

 Erivaldo Neves é professor da Uefs, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia. Na obra, ele dá visibilidade a fatos obscurecidos pela historiografia tradicional referentes a estudos regionais. Conforme salienta, a historiografia brasileira, geralmente, se fundamenta em paradigmas que privilegiam as economias dominantes, com abordagens da colonização portuguesa e dos períodos subsequentes, em especial no que diz respeito às relações com o mercado externo.

 Em “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio”, Erivaldo Neves quebra esse arcabouço tradicional, passando a considerar a circulação e a acumulação geradas internamente pelas pequenas policulturas agrícolas e pecuaristas (a produção camponesa) destinadas ao auto-abastecimento e ao mercado interno. O trabalho expõe o comércio de alguns produtos como o algodão, fundamentais para a fixação de populações nas regiões distantes das áreas litorâneas, de economias mais dinâmicas.

 O trabalho é destinado aos estudiosos da conquista, povoamento, ocupação econômica e formação social do interior do Brasil, especificamente do Sudoeste da Bahia, região da Serra Geral. A localidade orbitou, durante dois séculos, sob a influência – atenuada na transição do século XX – de Caitité.

 As considerações expostas no livro também são de interesse de estudantes da História Regional e Local, História Agrária, Formação Econômica do Brasil e, em particular, História da Bahia, cuja bibliografia tradicionalmente se limitou a Salvador e ao Recôncavo.

  Este será o primeiro lançamento em Feira de Santana. A terceira edição de “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio” foi lançado em Salvador, no dia 24 de abril de 2009, na IX Bienal do Livro da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]