Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 28 de julho de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

A Universidade Estadual de Feira de Santana adiou para o dia 11 de agosto de 2009,  às 9 horas, a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia do Observatório Astronômico Antares, composto pelos projetos Parque Espacial e Parque dos Dinossauros. O fato prende-se às comemorações aos 40 anos em que o homem pisou na Lua pela primeira vez. O Parque Espacial é formado por uma réplica de 11 metros do foguete Saturno 5, que realizou a viagem à Lua na Missão Apollo 11, em 1969,  possuindo um exaustor de explosão de fumaça para simular a partida do grande foguete de 110 metros  e uma caixa de som interna que produz o efeito sonoro da contagem regressiva e da partida do mesmo. Dois “gyrotecs” (ou “loconautas”) também fazem parte, mais precisamente o aparelho utilizado na rotina de treinamento dos astronautas, pois simula o efeito da ausência de gravidade que seria encontrada no espaço. Também um observatório pré-histórico existente há 5 mil anos de  espaço com efeitos sonoros que simula a caminhada na Lua e que provoca a ilusão de estar pisando no satélite e de cair em crateras; de planetário onde são realizadas as projeções sobre a formação das estrelas, e de um módulo lunar e uma roupa de astronauta, fazem parte da mostra.

Confraria concorrida

Sexta feira, no restaurante Panelas de Barro, a Confraria dos Gastrônomos, sob a presidência de Armando Sampaio, teve um dos seus mais concorridos almoços, oportunidade em que estiveram presentes como convidados o novo comandante do 1º.Batalhão da  Policia Militar do Estado da Bahia, tenente coronel Sergio  Baqueiro que tomou posse na semana que passou e esteve acompanhado do coronel Cláudio Brandão e o recém empossado superintendente do Banco do Brasil Gladston do Rego Lages Neto, que se fez acompanhar do o gerente geral do BB Gilson Carneiro. Foi um ágape, onde o ponto principal da fala dos membros titulares foi em volta dos 27  anos da instituição em  funcionamento ininterruptamente.

FAT assiste LIV

O Lar do Irmão Velho (LIV), instituição filantrópica, reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal,  fundado há mais de 50 anos  e atendendo  em média, 70 (setenta) idosos  de Feira de Santana e região,passa ter  assistência jurídica através  da Faculdade Anísio Teixeira. Por meio do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da FAT, os idosos internos do LIV, a partir do mês de agosto deste ano, terão assistência judiciária gratuita para a solução de questões jurídicas relacionadas à interdição, questões previdenciárias e causas cíveis.
O convênio do Lar do Irmão Velho com a FAT é fruto de uma convergência de vontades focadas no servir que, por certo, trará ganhos a todos os envolvidos na experiência e, principalmente, aos internos.
O estudante de Direito da FAT conta com mais uma oportunidade de aprendizagem, única que lhe permitirá conhecer os problemas sociais que afligem os idosos e ajudar a resolvê-los ou ao menos, atenuá-los, transformando, de forma positiva, a realidade dessas pessoas. O seu diretor geral Walter Moraes Lima de riso largo pelo tento.

Revista

Lançada na sexta-feira (24), às 19 horas, a 39ª edição da Revista Sitientibus, publicação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que há 27 anos divulga a produção científica dos docentes da Instituição. A exemplo do número 38, a revista é dedica ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), contendo trabalhos de professores dos cursos de Administração, Economia, Contábeis e Direito. A publicação tem o objetivo de democratizar o acesso a informações sobre a produção científica da UEFS e, com isso, colaborar para a transformação da realidade econômica e social da região, conforme salienta Jorge Aliomar Dantas, diretor do DCIS. O lançamento integra as atividades do Seminário Sustentabilidade Ambiental e Ciências Sociais Aplicadas, realizado na Uefs recentemente. A capa  é criação do artista Gemicrê Nascimento e na capa final está um trabalho do artista Marcus Moraes, intitulado Bumba Meu Boi Luar.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3730 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário