Sistema antiesmagamento em vidro de carros poderá ser obrigatório

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5125/09, do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que inclui, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos automotores, o dispositivo antiesmagamento nas janelas cujo vidro é acionado por circuito elétrico.

A proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), tem como objetivo evitar que a mão ou o braço de algum ocupante do veículo seja comprimido pelo vidro contra a travessa da janela.

Acidentes frequentes

Acidentes assim, diz o deputado, vem ocorrendo com “espantosa frequência”. Na maioria dos casos, resultam em lesões de pouca gravidade, mas há registros de acidentes graves, especialmente envolvendo crianças pequenas e bebês.

O problema, segundo Jefferson Campos, é que o movimento dos vidros acionados por circuito elétrico não é interrompido quando algo interpõe-se à sua trajetória ascendente. Daí a necessidade do dispositivo antiesmagamento.

O deputado acentua que o dispositivo pode prevenir muitos acidentes, já quie a maioria dos veículos em circulação já dispõem do mecanismo.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
– PL-5125/2009

Notícias relacionadas

Aprovada na Câmara, exigência de airbag em carros já é lei
Tacógrafo pode se tornar obrigatório em todos os veículos
Caminhões poderão ter dispositivo sonoro para marcha a ré

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141293 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário