SESC de Feira realiza a 1º Etapa Sonora Brasil: VIOLÃO BRASILEIRO

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os violonistas João Pedro Borges do Maranhão e Daniel Wolff do Rio Grande do Sul estarão em Feira de Santana no dia 04 de Agosto para apresentação do concerto O Violão nas Regiões Nordeste e Sul. O evento cultural será realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, às 20 horas. Entrada: Inteira R$ 6,00 e Meia R$ 3,00.  Essa é a primeira etapa do projeto Sonora Brasil 2009 que tem como tema Violão Brasileiro.

 *O violão nas Regiões Nordeste e Sul é a primeira etapa do projeto*

Promovido pelo SESC, o projeto de formação de ouvintes musicais realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O objetivo é difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. O Sonora Brasil é um dos maiores projetos em circulação musical do Brasil. Em 2009, ao todo serão 331 concertos, a maioria em cidade distantes dos grandes centros urbanos.

Com o tema “Violão brasileiro”, em sua décima segunda edição, traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. Dividido em quatro etapas, nesta primeira etapa, Daniel Wolff

(RS) e João Pedro Borges (MA) interpretam em mais de 70 cidades a obra de compositores que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão como um dos instrumentos mais representativos da cultura musical do país, com trânsito em todos os seguimentos da música, desde a tradição oral até a música de concerto.

*Daniel Wolff,* é 1º doutor em violão do Brasil, formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da Capes e CNPq, obteve mestrado e doutorado em música na Manhattan School of Music de Nova York, recebendo o Helen Cohn Award, oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Catedrático de violão da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criou o curso de Mestrado em violão, e é constantemente requisitado para ministrar cursos e máster classes em universidades e festivais de música, nos continentes americano e europeu.

Também foi professor visitante da Universidade de Arte de Berlim.

Compositor e arranjador teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e câmaras do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Itália e Inglaterra.

 *João Pedro Borges*, é natural de São Luís no Maranhão, estudou no Rio de Janeiro com o violinista Jodacil Damaceno, com o compositor Ian Guiest, e com o violinista Turíbio Santos, com quem fez cursos de técnica e interpretação. Atuou como solista com a Orquestra de Câmara do Brasil, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e com a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. Sua carreira internacional é marcada por ministrar cursos, conferências e concertos no continente africano. Realizou turnê pela América do Sul, foi solista no Lincoln Center em Nova York, no recital de música brasileira, e participou do 7º Carrefour Mondial de La Guitarre, como professor e recitalista, na Martinica. No campo discogrático, destacou-se como produtor musical de vários artistas eruditos, tendo recebido o Prêmio Sharp de Música, pelos melhores discos clássicos de l993 e 1995.

*Programa – João Pedro Borges*

Marlos Nobre – Homenagem a Villa-Lobos

Marlos Nobre Ciclo Nordestino

I – Samba matuto

II – Cantiga

III-É Lamp

IV – Gavião

V – Martelo

José Siqueira – Cinco Invenções para Violão I – Vagaroso II – Andante III – Moderato IV – Allegretto V – Andante Nicanor Teixeira – Cantiga Lindemberg Cardoso – Pequeno Estudo para Violão João Pedro Borges – Valsa (Maria Luísa)  *Programa – Daniel Wolff* Henry Wolff Innominata, Fernando Mattos Poemeto Edino Krieger Ritmata, Jaime Zenamon Sonhando de Alegria Daniel Wolff Scordatura I – Ciranda II – Ostinato.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]