Serviço patrocinado pela ONU conecta jornalistas a especialistas em todo o mundo

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A Aliança de Civilizações da Organização das Nações Unidas recentemente renovou e relançou o Buscador Mundial de Especialistas (GEF, por suas siglas em inglês), uma base de dados que permite fazer consultas por comentaristas, acadêmicos e analistas com experiência em temas variados, incluindo política, direito, educação, direitos da mulher, direitos humanos, terrorismo, globalização, religião e arte. A IJNet entrevistou (em inglês) Daanish Masood, da ONU, sobre o serviço e como os jornalistas podem tirar proveito dele.

A base de dados inclui atualmente 120 especialistas, mas se espera que cheguem a cerca de 300 no próximo ano. A maioria deles fala inglês, mas muitos são bilíngues e podem falar com repórteres em vários idiomas.

Quando acontece alguma crise ou uma notícia de última hora, o GEF também envia alertas diretamente a uma lista de jornalistas registrados no serviço, que recebem breves biografias e os contatos dos especialistas capazes comentar ou analisar o tema em questão.

O GEF está disponível aqui. Na mesma página, é possível registrar-se como usuário para receber atualizações automáticas sobre as fontes na base de dados.

*Com informação de Knight Center.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120469 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.