Relatores da ONU condenam golpe de Estado em Honduras

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Num comunicado, quatro relatores do Conselho de Direitos Humanos manifestaram preocupação pela quebra da ordem constitucional no país; eles também pediram o restabelecimento do estado de direito em Honduras.

Quatro relatores independentes da ONU condenaram a quebra da ordem constitucional em Honduras e também alertaram sobre detenções, ameaças e desrespeito aos direitos humanos no país da América Central.

Segundo o especialista para o direito à liberdade de imprensa, Frank La Rue, a atual autoridade hondurenha suspendeu as transmissões de algumas emissoras de TV e fechou veículos de comunicação, impedindo que as pessoas tenham informações sobre a crise no país.

Liberdade

A presidente do grupo de trabalho sobre detenções arbitrárias do Conselho de Direitos Humanos, Manuela Carmena Castrillo, disse que as autoridades hondurenhas devem respeitar o direito de liberdade individual e de participação em manifestações de maneira pacífica.

Ela também destacou a prisão de membros do governo do presidente Manuel Zelaya Rosales.

A relatora especial sobre a situação dos defensores de direitos humanos, Margaret Sekaggya, lembrou a intimidação sofrida por ativistas dos direitos humanos em Honduras. Ela disse que cada governo tem a responsabilidade de garantir a segurança da população contra represálias, atos de violência ou discriminação.

Estado de Direito

O relator da ONU sobre independência de juízes e advogados, Leandro Despuy, pediu às autoridades hondurenhas que restabeleçam o estado de direito, garantam o livre exercício do judiciário e evitem deteriorar a situação dos direitos humanos no país.

Segundo agências de notícias, o presidente Zelaya Rosales planeja retornar à Honduras durante o final de semana, acompanhado por líderes de países da América Central.

 *Com informação da Rádio ONU.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108705 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]