Raúl Castro, presidente de Cuba, visita o Pelourinho

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Pelourinho foi o local escolhido para a visita do Presidente Raúl Castro à Bahia. Após o desembarque, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, a comitiva iniciou o roteiro pela Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Castro lembrou que a cultura de Cuba e do Brasil, em especial da Bahia, têm pontos em comum, originados dos povos africanos. No Pelourinho, turistas e baianos puderam acompanhar parte da visita do presidente cubano.

Raúl Castro vem de Luanda, capital de Angola, último dos três países africanos visitados pela delegação cubana, e escolheu Salvador para a escala técnica necessária à conclusão do vôo até Havana.

“Fomos à África, continente que contribuiu muito com a construção da riqueza de Cuba”, afirmou. O governador Jaques Wagner afirmou que o Brasil, em especial a Bahia, também têm uma grande dívida com a África. Da catedral Basílica, Raúl Castro se dirigiu para a Igreja de São Francisco, e para o Forte de Santo Antônio do Carmo, conhecido como Forte da capoeira.

Raúl Castro deu uma breve coletiva na entrada da Escola de Medicina, onde falou um pouco da história de cuba e sua participação na luta pela liberdade de países africanos.

O presidente cubano optou por Salvador para rever o governador Jaques Wagner, de quem se aproximou durante o encontro dos chefes de Estado, realizado em Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia, em dezembro de 2008.

A visita a Salvador está sendo encerrada no Palácio de Ondina, onde Wagner e a primeira dama, Fátima Mendonça, recepcionam o presidente de Cuba, Raúl Castro, e comitiva. Informações e imagens da visita serão divulgadas pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113513 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]