Políticas expansionistas para enfrentar a crise terão que ser revistas, diz diretor da Comissão Europeia

Marco Buti, diretor-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia.
Marco Buti, diretor-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia.

As políticas expansionistas adotadas pelos países para enfrentar a crise financeira internacional terão que ser revistas futuramente, na opinião do diretor-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia, Marco Buti.

Para Buti, que veio ao Brasil para conversar com autoridades brasileiras sobre assuntos econômicos, essa revisão de medidas ainda precisa ser estudada. Ele não estipulou uma data para que isso ocorra.

Segundo ele, o Brasil ganhou credibilidade no período anterior à crise financeira internacional. Buti reconheceu que, para enfrentar a crise, o país adotou políticas monetárias e fiscais “prudentes” e contou com um sistema regulação sobre o mercado financeiro eficiente.

Sobre sinais de recuperação da economia global, Buti afirmou que é necessário ser prudente pois ainda há indicadores negativos como desemprego, por exemplo.

O diretor explicou que a visita ao Brasil faz parte de uma estratégia de diálogo sobre a economia, que inclui outros países como China, Japão, Rússia e Índia. Haverá uma diálogo entre os governos antes da reunião do G20 – grupo de países desenvolvidos e emergentes – em setembro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]