Pesquisa da FGV desmente Governo da Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O senador César Borges (PR-BA) disse hoje (15/07/2009) que uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresentada no início deste mês desmente o Governo da Bahia, que na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia desta quarta-feira, atribui a investimentos da atual gestão a posição de Salvador como terceira capital do país em cobertura de esgotos. De acordo com o estudo, desde pelo menos 2006, com a conclusão do Bahia Azul, Salvador já está em terceiro.

“Não sei até quando o atual governo vai viver de obras e ações alheias, mas se apropriar do Bahia Azul já é demais”, disse César Borges. Ele próprio foi vítima de outra clonagem do governo petista, que inaugurou como nova, em maio, estrada em Jequié que o próprio César Borges havia construído em 2002. Na edição de hoje do Diário Oficial a manchete de capa criticada pelo senador anuncia que “Salvador é a terceira capital em esgotamento sanitário”.

“É incrível que apenas agora este governo tenha descoberto que Salvador é a terceira capital em esgotamento sanitário, após investimentos enormes do Bahia Azul desde 1993, no governo de Antonio Carlos Magalhães, passando por dois governos de Paulo Souto e pelo meu governo”, disse o senador. Na matéria do DO, o atual governo atribui o sucesso de Salvador ao programa “Água para todos”, anunciando que o governo aumentou a cobertura de 71% para 81,24%.

Não é isto que pensa o economista Marcelo Nery, da FGV, que coordenou o trabalho. No site do Instituto Trata Brasil, parceira do trabalho, Nery afirma que o grande desempenho entre as capitais que sediarão jogos da Copa de 2014 é o de Salvador, graças ao crescimento que houve entre 1998 e 2002. No período, quando César Borges governou, a cobertura subiu 87,71% em Salvador. Além disso, estudo, disponível no endereço http://www.fgv.br/cps/tratabrasil4/ diz que a cobertura em 2006 já era de 85,8 %.

César Borges lembrou que o trabalho realizado em Salvador é citado como exemplo desde 2002, quando o Jornal Nacional divulgou reportagem no início de setembro mostrando como a capital baiana deixou a posição de maior cidade sem saneamento da América Latina para uma das melhores coberturas do país. Em 3 de abril de 2008, o Jornal Nacional mostrar a primeira pesquisa da FGV sobre o tema, já coordenada por Marcelo Neri, na qual o Bahia Azul foi destaque.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]