Parlamento aprova construção de usinas nucleares na Itália

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Parlamento aprova construção de usinas nucleares na Itália.
Parlamento aprova construção de usinas nucleares na Itália.

O parlamento italiano aprovou nesta quinta-feira uma controversa lei que autoriza a construção de usinas nucleares para fins pacíficos.

Mais de 20 anos atrás, a população italiana havia rejeitado em um referendo o uso de energia nuclear.

O governo defende o uso de energia nuclear como uma alternativa aos altos preços da energia elétrica, mas vem enfrentando oposição de grupos de centro-esquerda e ambientalistas.

Segundo o ministro da Indústria, Claudio Scajola, as novas usinas nucleares vão começar a produzir eletricidade já em 2018.

Vantagens e problemas

As leis dão ao governo prazo de 6 meses para preparar as regras para viabilizar a nova fonte de energia, como determinar onde as usinas vão ser construídas, locais de armazenamento de resíduos tóxicos e indenizações para comunidades que aceitem abrigar as usinas.

Mas alguns analistas dizem que o governo de Berlusconi vai ter dificuldades em conseguir financiamento e locais para instalar as novas usinas.

Os custos estimados das novas usinas são de 2,5 a 3 bilhões de euros por 1000 megawatts de energia produzidos.

Boa parte da população italiana se opõe ao uso de energia nuclear e analistas dizem que, influenciados pelas eleições locais do ano que vem, políticos podem vetar a construção de usinas.

Scajola disse que a Itália vai precisar de 8 a 10 novas usinas para fornecer um quarto da energia que consome. As importações de gás e petróleo correspondem a 80% do consumo energético do país.

O uso de energia nuclear poderia ajudar o país a cortar emissões de carbono, diminuir as contas de eletricidade, consideradas as mais altas da Europa e garantir ao país um fornecimento seguro de energia.

A Itália desistiu de produzir energia nuclear em 1987, um ano após o acidente da usina ucraniana de Chernobyl.

*Com informação da BBC Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.