Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de julho de 2009

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Homenagem póstuma para manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra do cineasta. Assim é que vai ser realizado Tributo a Olney São Paulo, que será realizada dia 7 de agosto, às 20 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A realização é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer/ Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, e da Fundação Senhor dos Passos, pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense. A justificativa é marcar os 73 anos de idade que Olney completaria se vivo estivesse. Neste ano, foi completado o 31º ano de seu falecimento. “O propósito é que não se perca um ícone da memória da cidade e que sua obra seja discutida por especialistas”, como diz o jornalista Dimas Oliveira, que está coordenando o evento. No programa formatado, com a participação dos filhos Ilya São Paulo e Olney São Paulo Júnior, haverá exposição de fotos, exibição de filmes do cineasta, painel com Regina Machado (“Trajetória Histórica do Cineasta”); José Umberto, Robinson Roberto, Roque Araújo e Tuna Espinheira (“Importância de Olney São Paulo”); e André Setaro (“Olney em Visão Crítica”).

Garantia Safra

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, está estimulando as prefeituras baianas para a importância de aderirem ao Programa Garantia Safra para o verão 2009/2010. A adesão os municípios interessados devem acontecer  até amanhã, quando os interessados preencherão o formulário que se encontra no site da Seagri, (www.seagri.ba.gov.br/termo_adesao_verao.asp), e encaminhá-lo via sedex para a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).  O Garantia Safra paga R$ 600,00 ao agricultor que sofreu prejuízos, em quatro parcelas de R$150,00. A contrapartida da prefeitura é de apenas 3% do valor do seguro, recurso que acaba retornando aos cofres do município, uma vez que o agricultor beneficiado vai usar o dinheiro para manter a família naquela emergência. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil, num total de 765 mil famílias, equivalentes a mais de quatro milhões de pessoas.

Lançamento

UEFS Editora lança obra do professor Erivaldo Fagundes – A historiografia brasileira, geralmente, se fundamentando em paradigmas que privilegiam as economias dominantes, com abordagens da colonização portuguesa e dos períodos subsequentes, em especial no que diz respeito às relações com o mercado externo.   Em “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio”, Erivaldo Fagundes Neves quebra esse arcabouço tradicional, passando a considerar a circulação e a acumulação geradas internamente pelas pequenas policulturas agrícolas e pecuaristas (a produção camponesa) destinadas ao auto-abastecimento e ao mercado interno. O trabalho expõe o comércio de alguns produtos como o algodão, fundamentais para a fixação de populações nas regiões distantes das áreas litorâneas, de economias mais dinâmicas.

Vida e Obra

A vida e obra do patrono Georgina de Mello Lima Erisman será apresentada pela acadêmica e professora Anaci Bispo Paim, durante sessão publica da Academia de Educação de Feira de Santana, que ocorrerá no Centro Universitário de Cultura e Arte, no próximo dia 6 de agosto às 14h30m.

Oficina musical

A Uefs através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), oferece 45 vagas para quatro oficinas de música (bateria, percussão, baixo elétrico e instrumento de metais) destinadas a alunos novos. As inscrições estão sendo feitas até amanhã.O público alvo é composto de crianças a partir de nove anos, adolescentes e adultos. No caso específico de instrumentos de metais (trompetes, trombone, tuba) as vagas são para adolescentes e adultos que já tenham conhecimento musical e que desejam atuar em bandas ou orquestras, conforme observa Doraneide Tosta, coordenadora do Seminário de Música.

 

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Antonio José Larangeira 3175 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]