Paquistão inicia retorno de refugiados ao Vale do Swat

Força militar dos EUA durante sobrevoo no Vale do Swat, Paquistão.
Força militar dos EUA durante sobrevoo no Vale do Swat, Paquistão.

O governo do Paquistão iniciou a operação para o retorno de parte dos 2 milhões de pessoas que abandonaram suas casas durante o conflito no Vale do Swat.

O Exército paquistanês reabriu estradas depois da ofensiva realizada contra o Talebã na regiã, e o primeiro comboio de ônibus iniciou a viagem nesta segunda-feira. Cerca de 200 famílias que estavam em campos de refugiados devem retornar nesta segunda-feira, outras 800 na terça.

Segundo o correspondente da BBC em Islamabad David Loyn, muitas pessoas já teriam voltado para casa para garantir a segurança de animais e imóveis.

Mas agora o governo está encorajando o retorno de mais pessoas e já afirmou que a prioridade é a volta dos que estão vivendo nos campos temporários. No entanto, o fornecimento de energia e água foi interrompido em toda a região por causa do conflito e a reconstrução deverá levar vários meses.

Alguns refugiados disseram à BBC que querem voltar para casa devido ao forte calor nos campos.

Voluntário

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a retorno para a região deve ser voluntário e, segundo correspondentes, muitos deverão depender de ajuda nos próximos meses.

O general Nadeem Ahmad, que lidera o Grupo Especial de Apoio do Exército Paquistanês, disse à BBC que cada família que deixa os campos de refugiados vai receber ajuda do governo.

Ahmad informou também que os refugiados serão informados sobre as condições de segurança em suas regiões antes de iniciarem a viagem de retorno e que espera a reativação gradual de serviços como fornecimento de água, gás e telecomunicações, antes que “bancos, postos de combustível, agências de correio, de passaportes e registros voltem a funcionar”.

Ahmad acrescentou que os militares vão permanecer na região até que o governo da província se sinta seguro e tenha estabelecido seus próprios recursos, um processo que poderá durar “um ano ou mais”.

*Com informação da BBC Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.