New York Times estuda receber apoio financeiro de fundações

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Importantes editores do New York Times começaram a considerar o recebimento de apoio financeiro de fundações, uma prática utilizada há bastante tempo por radiodifusores públicos nos Estados Unidos, para ajudar a cobrir alguns dos seus gastos com a produção de reportagens, disse o sub-chefe de redação do jornal a Bill Mitchell, do Poynter.org.

Craig Whitney, que está há 44 anos no NYT, ressalta que ainda não foram tomadas decisões e afirma que o jornal não pretende tornar-se uma organização sem fins lucrativos. Mas a ideia de buscar um amplo apoio de fundações é “concebível”, e o jornal precisaria ter cautela para não permitir que as fundações tivessem qualquer influência em uma determinada cobertura, disse.

Segundo o editor público Clark Hoyt, os editores estão considerando receber apoio para determinados cadernos do jornal ou categorias de notícias, comoCiência, mas uma porta-voz do NYT afirmou que até o momento o diário não entrou em contato com fundações.

Em uma nota relacionada, o jornal Chronicle of Philanthropy (gratuito para leitores cadastrados) informa que Alberto Ibargüen, presidente da Fundação John S. e James L. Knight, “pretende unir o jornalismo e a filantropia”. Ibargüen “[tem incentivado] outras fundações a apoiar o jornalismo local através da adoção de novas tecnologias e de doações mais ousadas”.

Leia +

»Os laços crescentes do New York Times com o jornalismo sem fins de lucro (em inglês) (Chronicle of Philanthropy)

 *Com informação de Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113607 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]