Mandela inspira pedido de perdão

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Moradores de Jeffsville, nos arredores de Pretória, querem que estrangeiros expulsos, no ano passado, regressem ao local; apelo foi feito no primeiro Dia de Mandela, marcado no sábado passado.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, informou que um grupo de moradores da comunidade de Jeffsville, na África do Sul, decidiu chamar de volta estrangeiros que haviam sido expulsos do local após uma onda de xenofobia, no ano passado.

Segundo a nota do Acnur, o apelo foi feito no sábado, quando o país comemorou o primeiro Dia de Mandela, marcado no aniversário de 91 anos do ex-líder sul-africano.

Apartheid

Os estrangeiros, entre eles alguns moçambicanos, foram expulsos da comunidade de Jeffsville, perto da cidade de Pretória, em 2008, pelos moradores do local.

Inspirados na história de Mandela, os sul-africanos pediram não só que os estrangeiros voltassem a viver na comunidade, mas que também os perdoassem pelas expulsões.

Refugiados

Segundo o Acnur, Jeffsville é uma das milhares de comunidades carentes construídas nos arredores de grandes cidades desde o fim do regime de segregação racial, apartheid, em 1994.

A onda de violência no ano passado matou pelo menos 60 migrantes e refugiados.

De acordo com agências de notícias moçambicanas, algumas famílias ainda não tinham recebido os corpos de seus parentes vítimas dos ataques.

*Com informação da Rádio ONU.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108140 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]