Jornalistas baianos protestam contra o fim do diploma para exercício da profissão

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Finalmente, os jornalistas baianos saíram da perplexidade (e das queixas virtuais). Segunda-feira, (06/07/2009), estudantes, professores e jornalistas se reúnem em frente ao Tribunal de Justiça, Centro Administrativo da Bahia, às 08:00 horas da manhã. Pretendem protestar contra a decisão do STF que acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Às 18h30, na sede do Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) promove um ato político contra o STF. O protesto é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o inciso V do art. 4º do Decreto-Lei 972 de 1969 que fixava a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.

Em Brasília, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) já conseguiu coletar 50 assinaturas de apoio à apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas. A PEC já começou a tramitar.

Só por meio de uma Emenda Constitucional será possível tornar obrigatória a exigência do diploma.

A jornalista baiana Graça Filadelfo lançou o blog JORNALISTAS DIPLOMADOS incentivando o debate.

ACOMPANHE TUDO PELO SITE JORNALISTAS DIPLOMADOS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.