Jornalista do interior de SP é detido por comprar drogas para apuração de reportagem

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Thiago Guimarães, repórter do Diário da Região, de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, foi preso na última sexta-feira (26/06/2009) após ter ido a uma delegacia por espontânea vontade entregar quatro porções de maconha compradas durante a produção de uma reportagem, informa o Portal Imprensa. A matéria foi publicada no domingo (28/06) e pretendia mostrar a facilidade com que se compra e vende drogas na cidade.

“Achei que seria interessante comprar a droga, para provar que o tráfico existe”, contou Guimarães ao Portal Imprensa. A prisão do jornalista foi decretada com base no artigo 33 da Lei Antidrogas 11.343/06, segundo o qual adquirir drogas “sem autorização ou em desacordo com determinação legal” é crime com pena de cinco a 15 anos de prisão e pagamento de multa, diz o Portal.

Após três horas e meia detido, Guimarães foi liberado quando sua chefe de reportagem foi à delegacia acompanhada de um advogado, que achou uma brecha na lei, acrescenta o Portal Imprensa. A brecha determina que não pode ser preso por porte de drogas quem se apresenta por livre e espontânea vontade. Agora, a polícia investiga as circunstâncias da compra e as denúncias da reportagem de Guimarães.

“Os policiais lotados nessa delegacia poderiam demonstrar que trabalham de outra forma, por exemplo, prender traficantes que vendem essa droga que é facilmente adquirida pela cidade, como mostrou o jornalista na produção da reportagem. Em vez disso, e com essa atitude truculenta dispensada ao jornalista, o delegado assina o ‘atestado’ de incompetência”, afirmaram diretores do escritório local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

*Com informação de Knigt Center.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.