III Fórum Nacional de Performance Negra

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A abertura do III Fórum Nacional de Performance Negra, que acontecerá em Salvador nesta segunda-feira (06/07/2009), às 9 horas, no Teatro Vila Velha/BA, deverá contar com as presenças do ministro Edson Santos, da Secretaria de Promoção da Igualdade (Seppir); de Sérgio Mamberte; presidente da Funarte (representando o ministro da Cultura Juca Ferreira); do presidente da Fundação Palmares/MinC, Zulu Araújo, e do secretário da Identidade e da Diversidade do MinC, Américo Córdula. Também estarão presentes o secretário da Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles e a secretária de Promoção da Igualdade da Bahia, Luiza Bairros. O evento deverá reunir mais de 200 pessoas, de todos os estados do país. Bahia e Rio de Janeiro lideram o número de representantes: Bahia tem cerca de 40 grupos inscritos e o Rio de Janeiro, 15. Todas as atividades do fórum tem entrada gratuita e aberta ao público. O evento encerra dia 9/7, com a apresentação da peça Silêncio, apresentada pela Cia. dos Comuns (RJ), com o ator de diretor teatral Hilton Cobra.

 A programação da III Fórum Nacional de Performance Negra – que se estende até dia 9/7 é ampla e diversificada, a fim de atender os propósitos dos seus organizadores, o Bando de Teatro Olodum (BA) e Cia. dos Comuns (RJ): realizar um evento nacional para tratar de políticas de subsistência dos grupos e companhias negras; da dramaturgia negra brasileira; promover momentos de intercâmbio entre profissionais da área; estimular a reflexão de temas de interesse comum e propositivos para intervenções no campo das políticas públicas culturais. O evento também é um espaço para reverenciar expoentes da dramaturgia negra brasileira. Por isso, neste ano serão homenageadas as atrizes Léa Garcia, Ruth de Souza, e o ator Zózimo Bubul e, em homenagem póstuma, o escritor Solano Trindade. Sua filha, Raquel Trindade, receberá as saudações. Léa Garcia e Zózimo Bubul receberão pessoalmente as homenagens.

Por conta desse leque de objetivos o evento conta com uma extensa lista de palestrantes do Brasil e do exterior (Cuba, EUA e Trinidad Tobago). Participarão da mesa redonda que tratará do temaInstrumentos de financiamento e fomento, Luiz Carlos Moreira – Engenho Teatral (SP); Célio Torino, Secretário da Cidadania Cultural (MinC/DF), que centralizará suas observações em Pontos de Cultura; enquanto Roberto Gomes do Nascimento tratará de um dos temas polêmicos da atualidade: a Lei Rouanet. O secretário Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic, MinC/DF) também participará dessa mesa. Já o tema Dramaturgia Negra, contará com as falas de Júlio Moracen (CUBA), e Clyde Morgan (EUA).

O mesmo tema, Dramaturgia Negra, será tratado durante III Fórum Nacional de Performance Negra pelo escritor e roteirista Paulo Lins (RJ), que abordará “A representação da periferia na cultura nacional e, pelo também dramaturgo, diretor e ator Tony Hall (Trinidad e Tobago), que falará de “Jouvay Popular Theatre Process” (JPTP) Jouvay – abertura do carnaval: um teatro popular no Caribe”.Para tratar de Política e Cultura foram convidadas Zélia Amador de Deus (PA), ativista do Movimento Negro Brasileiro, professora da Universidade Federal do Pará e Doutora em Ciências Sociais. Ela focará sua intervenção na presença negra na região amazônica – performances rituais; e Sueli Carneiro doutora, filósofa e diretora da Ong Instituto de mulheres (Geledés/SP). Essa mesa terá a coordenação da socióloga e secretária da Promoção da Igualdade (Sepromi/BA), Luiza Bairros.

Por sua vez as oficinas de teatro serão com o dramaturgo e ator Ângelo Flávio; com o diretor teatral e jornalista Luiz Marfuz; de música, com o cantor e compositor Jarbas Bittencourt; e com o músico ator e diretor artístico Gil Amâncio. As oficinas de dança ficarão com o bailarino e coreógrafo Zebrinha e com o professor e bailarino Clyde Morgan; sobre figurino com Biza Vianna; iluminação, com Jorginho de Carvalho (precursor da iluminação teatral no país); sonorização, Filipe Pires; e programação visual, com o artista plástico Gá. Também foram programadas atividades em Grupos de Trabalho que contribuirão para o intercâmbio dos/as representantes regionais.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120535 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.