FMI perdoa parte da dívida do Haiti

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

País caribenho é o vigésimo sexto país em desenvolvimento a obter o cancelamento parcial da dívida por ter alcançado as metas do plano para os países pobres altamente individados.

O Fundo Monetário Internacional, FMI, aprovou nesta terça-feira, em Washington, nos Estados Unidos, o perdão de US$ 1,2 bilhão, cerca de R$ 2,5 bilhões, de parte da dívida externa do Haiti.

A ilha caribenha se tornou o vigésimo sexto país em desenvolvimento a obter o cancelamento parcial da dívida por ter alcançado as metas do plano para os países pobres altamente individados.

Saúde Pública

O FMI destacou que o governo haitiano conseguiu superar desastres naturais, crise de alimentos e de combustíveis, uma conturbada situação política e o impacto da recessão global.

A iniciativa de perdão parcial da dívida se deve a uma série de reformas adotadas pelo governo haitiano nas áreas da administração de recursos, saúde pública e educação.

O Haiti fortaleceu os projetos sociais no país, enfatizando o combate à pobreza.

Mecanismo

O país designou 20% dos recursos disponíveis para educação e criou um mecanismo de financiamento escolar que permitiu o ingresso de 50 mil novos estudantes às escolas.

Na área da saúde, o governo do Haiti instalou um programa de tratamento e prevenção do HIV/Aids e melhorou o sistema de vacinação.

O cumprimento das metas do plano permite ainda que a ilha receba outras parcelas de perdão da dívida junto ao Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.