FAO lança campanha para controlar surtos de febre aftosa

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Iniciativa recomenda abordagem regional e internacional e medidas de segurança no transporte e comércio de rebanhos.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, lançou, nesta quinta-feira, uma campanha global para controlar os surtos de febre aftosa.

A iniciativa é apoiada pela Organização Mundial para a Saúde Animal, com sede em Paris, na França.

Realidades

O veterinário-chefe da FAO, Joseph Domenech, disse que a comunidade internacional precisa prestar a atenção na situação da aftosa com o objetivo de conter os vários focos da doença.

A agência recomenda uma abordagem regional e internacional de combate e lembra que os programas de controle devem levar em conta as diferenças e realidades de cada região.

O chefe de Doenças Infecciosas do Serviço de Saúde Animal da FAO, Juan Lubroth, disse à Rádio ONU, de Roma, que é preciso ainda controlar com segurança o transporte e comércio de rebanhos.

Transmissão

“Eu acho que a experiência europeia ou da América do Sul que é a utilização da vacina não teria o mesmo sucesso em outras partes do mundo como Ásia Central ou África. Deveríamos ter um outro mecanismo para fazer um controle mais eficaz da doença. Já que a febre aftosa é um problema de transporte e comércio de gado penso que um maior controle sobre a movimentação dos animais facilita a identificação dos pontos críticos de transmissão do vírus.”

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que afeta vários rebanhos como o bovino e o suíno além de outros animais que possuem cascos fendidos.

Apesar da taxa de letalidade ser relativamente baixa, a doença tem graves repercussões econômicas e sociais para os países afetados.

*Com informação da Rádio ONU.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112806 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]