Equipe baiana de robótica conquista troféu inédito para o Brasil na RoboCup 2009

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), retorna à Salvador trazendo para o Brasil o primeiro troféu da RoboCup – a mais prestigiada competição mundial de robôs e inteligência artificial.

 A Bahia MR, time da BRT, garantiu o terceiro lugar na classificação geral da liga de Futebol em Realidade Mista, da RoboCup 2009, que se realizou entre os dias 29 de junho e 5 de julho, na Áustria.

 Além da Bahia MR, os times Bahia 2D e Bahia 3D da BRT competiram em três modalidades: Futebol de Robôs em Realidade Mista, Futebol de Robôs Simulados em 2D e Futebol de Robôs Simulados em 3D. Nessa última, a equipe Bahia 3D conseguiu superar oito times e garantiu a décima segunda colocação, utilizando o modelo mais complexo de robô: o humanóide.

 A infraestrutura necessária para o funcionamento dos robôs, chamada de SoccerServer, foi toda desenvolvida pelos estudantes da universidade. Além da vitória alcançada na competição, a equipe foi surpreendida outro reconhecimento ao talento de seus componentes: José Grimaldo, estudante da UNEB, e o professor Marco Simões, líder do grupo, foram os únicos brasileiros convidados a integrar o comitê técnico e organizador da liga de demonstração Realidade Mista, na Robocup 2010.

 O evento contou com a participação de quatro mil pessoas vindas de 44 países, se caracterizando como um momento de troca de informações entre pesquisadores, graduandos e representantes de indústrias da área de robótica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]