Encontro Nacional aborda o aproveitamento de resíduos na construção

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Encontro Nacional aborda o aproveitamento de resíduos na construção.
Encontro Nacional aborda o aproveitamento de resíduos na construção.

Pesquisadores de diversas instituições do país estarão presentes na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), para o Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção (Enarc), no período de 8 a 10 de julho de 2009. Trata-se de um fórum para a discussão das questões relacionadas ao aproveitamento dos resíduos industriais, promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).

As atividades estarão voltadas, também, para o fortalecimento da interrelação entre o setor produtivo, o usuário potencial das inovações tecnológicas e o meio técnico-científico. “A estratégia possibilitará a inserção das novas tecnologias no mercado da construção, possibilitando a redução e correta destinação dos resíduos gerados nas diversas indústrias”, conforme salienta o professor doutor Washington Almeida Moura, presidente da comissão organizadora do Encontro.

O evento contará com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas nos laboratórios do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Prédio do Labotec 2, módulo 3 do campus. Serão apresentados 56 artigos de pesquisadores de diversos estados brasileiros.

Potencial

A Indústria da Construção Civil tem se destacado como o setor de maior potencial no aproveitamento de resíduos industriais, agroindustriais e urbanos. Em termos científicos, verifica-se a existência de grupos de pesquisa em todas as regiões do Brasil que se dedicam à investigação das propriedades dos materiais de construção produzidos com resíduos.

A Uefs foi escolhida para sediar o evento por ser uma referência em pesquisas de aproveitamento de resíduos industriais na Construção Civil (resíduo de construção e demolição, escórias siderúrgicas, resíduos de rochas ornamentais e fibras vegetais, dentre outros).

Com atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro, módulo 2, campus universitário, o Encontro será aberto às 19h30 do dia 8 de julho. Outras informações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – Prédio do Labotec 2, Modulo 3. Contato pelo telefone (75) 3224-8310 e do fax (75) 3224-8375, e-mails [email protected] e [email protected] Acesse os sites do Programa de Pós-Graduação (http://ppgecea.uefs.br) e do o Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção ).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109856 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]jornalgrandebahia.com.br.