Emiliano garante audiência pública para debater fim da exigência do diploma de jornalista | Por Emiliano José

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA) garantiu na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal (15/07/2009) a realização de audiência pública para debater a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o parlamentar, já havia um requerimento da professora e deputada Raquel Teixeira (PSDB) solicitando o debate. Como ela não estava presente, Emiliano subscreveu a proposta e garantiu a aprovação da audiência, que será realizada na plenária da Comissão de Educação e Cultura em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, com data ainda a ser definida.

Na ocasião, Emiliano lembrou a “ofensiva do STF contra a sociedade brasileira”, recordando as decisões tanto da revogação da antiga lei de imprensa como do fim da exigência do diploma para o exercício do jornalismo. O deputado já havia apresentado uma proposta ao presidente da Câmara, Michel Temer, pedindo a elaboração de projeto de uma nova lei de imprensa que, segundo ele, irá garantir a democratização dos meios de comunicação e proteger a sociedade dos crimes cometidos pela imprensa.

*Por Emiliano José é professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA. Em 1999, defendeu a tese “A Constituição de 1988, as reformas e o jornalismo de campanha”, tornando-se doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Começou a carreira jornalística na Tribuna da Bahia, passou pelo Jornal da Bahia, O Estado de S. Paulo, O Globo, e pelas revistas Afinal e Visão. Foi um ativo integrante da imprensa alternativa nos tempos da ditadura.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]