Emiliano diz que UNE é patrimônio essencial do Brasil | Por Emiliano José

Emiliano José é suplente de deputado federal, jornalista, professor e escritor.
Emiliano José é suplente de deputado federal, jornalista, professor e escritor.

Quero apenas, porque o tempo é limitado, lembrar que a UNE tem sido escola política fundamental no Brasil, tem sido um instrumento fundamental da luta política no Brasil contra as tiranias, pela liberdade, pela democracia e não só para os direitos e as necessidades dos estudantes.

Queria ir além e lembrar companheiras e companheiras que ficaram ao longo do caminho nesse processo, nessa jornada de lutas. Queria, de modo especial, lembrar de figuras, tais como: Honestino Guimarães, assassinado pela ditadura militar, como sempre soubemos, ditadura militar terrorista, que durante tantos anos infelicitou a Nação.

Lembrar de tantos outros companheiros e lideranças, como Luís Travassos, que foi Presidente da União Nacional dos Estudantes e, também, outras lideranças importantes as quais não cabe aqui citar.

A UNE é patrimônio da luta política em nosso País. Dela nos lembraremos sempre como patrimônio essencial da Nação; da ditadura ou das ditaduras, nós sempre lembraremos com nojo e asco. Muito obrigado.

*Por Emiliano José é professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA. Em 1999, defendeu a tese “A Constituição de 1988, as reformas e o jornalismo de campanha”, tornando-se doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Começou a carreira jornalística na Tribuna da Bahia, passou pelo Jornal da Bahia, O Estado de S. Paulo, O Globo, e pelas revistas Afinal e Visão. Foi um ativo integrante da imprensa alternativa nos tempos da ditadura.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.