Destaques da Olimpíada de Matemática recebem premiação – segunda-feira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os alunos que se destacaram na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2008, serão premiados na próxima segunda-feira (20/07/2009), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A solenidade será realizada a partir das 14h30 no anfiteatro, módulo 2 do campus.

 Dos 58 municípios que compõem a coordenação regional da Obmep, 28 tiveram alunos premiados com medalha de prata, bronze ou menção honrosa. Ao todo, são 119 alunos premiados. Participaram da Olimpíada alunos de escolas públicas do ensino fundamental (6º a 9º ano) e do ensino médio.

 A medalha de prata foi conquistada pelos alunos feirenses Tarcísio Araújo Cedrim (Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand), Walassy Rosa da Silva (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães) e pela estudante de Itaberaba Géssica Santana Barbosa (Escola Nelson Alves Guimarães Carvalho).

 Do município de Euclides da Cunha, destaque para o estudante Gabriel César Fontes Reis (Centro Educacional Euclidense). Ele conquistou a medalha de bronze, assim como o feirense Cássio Silva de Sá Santos (Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand).

 O projeto Obmep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do MEC. Trata-se de uma competição nacional de matemática, seguida de programas de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, gerenciada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

 A Uefs, através do Departamento de Ciências Exatas, é responsável pela organização da Obmep nas cidades da região e disponibiliza os espaços para aplicação das provas. A coordenadora da Olimpíada, professora Arly Mary Carvalho de Oliveira, afirmou que o evento tem conseguido estimular e despertar o prazer do aluno matemática.

 Exemplo disso são os talentos descobertos nas edições anteriores da Obmep, como o feirense Walassy Rosa da Silva. Ele venceu por três vezes consecutivas a medalha de ouro. Ano passado conquistou a medalha de prata, além de ser aprovado no vestibular para matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

 Estímulo

 Em 2008, a Obmep contou com a participação de 70.153 estudantes dos 58 municípios que compõem a coordenação regional. A expectativa é de que a participação aumente de forma significativa em 2009. As provas da primeira fase estão marcadas para 18 de agosto e a segunda fase está prevista para ser realizada no dia 24 de outubro.

 As escolas também ganham ao estimular os alunos a participarem da olimpíada. Em Feira de Santana, o Colégio Estadual Assis Chateaubriand já foi premiado devido à grande participação dos alunos de bibliotecas de matemática e kits de multimídia.

De acordo com Arly Oliveira, os alunos premiados ganham durante um ano uma bolsa de Iniciação Científica no valor de 100 reais para estimular os estudos. Caso esses alunos entrem na faculdade, a Obmep oferece uma bolsa maior de 300 reais, e se esse mesmo aluno tiver acesso a um curso de pós-graduação, ele tem garantido uma bolsa de estudos ainda maior, através de parceria com o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]