Deputado critica a máquina mercante no Carnaval da Bahia | Por Oldack Miranda

Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.
Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.

A revista digital Terra Magazine, editada pelo jornalista Bob Fernandes – que nasceu em São Paulo, mas, estudou e viveu os carnavais da Bahia – publica artigo do escritor, jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA) intitulado “Castro Alves, carnaval e a máquina mercante”.

O parlamentar que vinha descendo o sarrafo no ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), deu um tempo e agora caiu de pau no prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB) um liderado do ministro Geddel.

O prefeito de Salvador anuncia que pretende privatizar o carnaval da Praça Castro Alves,último reduto do folião-pipoca e do povo pobre da Bahia. Ele resgata uma frade do músico, cantor e Rei Momo Gerônimo:”Isso vai esculhambar ainda mais o Carnaval da Bahia”.

Na administração do PMDB, sai o povo e entram os empresários dos camarotes. É a solução final do apartheid baiano. Emiliano José mostra como nos últimos 30 anos prefeitos e empresários do entretetenimento se apropriaram do espaço público para interesses mercantis, com uma dose explícita de racismo.

*Por Oldack de Miranda é jornalista, escritor (foi co-autor do livro biográfico Lamarca, Capitão da Guerrilha), é Assessor de Comunicação e Ouvidor Especializado do DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112697 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]