DA de Letras realiza o Concurso Feirense de Poesia Godofredo Filho

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado da Bahia, além de importante ponto de comércio, é também terreno fértil no campo das artes. Ao longo dos anos, o portal do sertão vem adquirindo sólida estrutura sócio-econômica e com isso ampliando o espaço de produção, divulgação e fomentação de movimentos artísticos como a música, a literatura, o teatro e as artes plásticas.

 Um dos principais artífices desse apoio às artes seria justamente a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), que nos últimos 30 anos tem colaborado com a cidade não apenas no tocante à formação acadêmica e profissional, mas também ao supracitado auxílio artístico-cultural.

Tendo em vista essa perspectiva, o Diretório Acadêmico de Letras e Artes da UEFS José Jerônimo de Morais (gestão Letrarte 2008-2009) se propõe a realizar o Concurso Feirense de Poesia Godofredo Filho, com a intenção de estimular a produção literária em Feira de Santana.

 O concurso visa também prestar uma homenagem a um dos maiores representantes das letras da Princesa do Sertão, o poeta, jornalista e professor Godofredo Filho (26/04/1904 – 22/08/1992), grande defensor do patrimônio público, dono da cadeira nº19 da Academia Baiana de Letras e pioneiro do movimento modernista na Bahia.

Regulamento 

1. O Diretório Acadêmico de Letras e Artes José Jerônimo de Morais da Universidade Estadual de Feira de Santana abre inscrições para o Concurso Feirense de Poesia Godofredo Filho.

2. Poderão se inscrever autores feirenses, residentes ou não em Feira de Santana, ou não feirenses, mas residindo na cidade de Feira de Santana há pelo menos um ano.

3. As inscrições se encerram no dia 10 de julho de 2009. Os trabalhos enviados pelos correios após esta data não serão considerados para efeito do concurso. Para tanto será considerada a data de postagem nos correios.

4 . As inscrições são gratuitas.

5. Cada participante poderá se inscrever com apenas 1 (uma) POESIA.

6. Os poemas inscritos devem ser, obrigatoriamente, inéditos e escritos em Língua Portuguesa. Entende-se por inéditos os que não tenham sido editados ou publicados em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, Internet, exposições ou outras publicações.

7. Fica vedada a inscrição de qualquer pessoa ligada diretamente (com laços familiares ou vínculos de trabalho) aos organizadores do concurso.

8. Ao efetivar a inscrição, o autor assume a autoria e a originalidade dos trabalhos inscritos, podendo responder, em caso contrário, por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei de Direitos Autorais, bem como sua exclusão deste concurso.

9. A POESIA deve ser remetida em 3 (quatro) vias impressas e uma via cd-rom ou disquete com texto digitado no formato Word. O limite [de cada POESIA] é de 3 (três) páginas. Os textos, impressos ou em via digital, devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 e fonte Times (para cópias impressas utilizar apenas um lado da folha). Os textos não serão devolvidos.

10. O trabalho deverá ser enviado em envelope lacrado, contendo em seu exterior apenas o nome do Concurso e o pseudônimo do autor. Não poderá ter remetente, apenas destinatário. Em seu interior haverá, além do trabalho objeto do concurso, um outro envelope, lacrado, subscrito somente com o título do Concurso e o pseudônimo do autor e no interior deste, o pseudônimo mais seus dados completos: nome, endereço, telefone, e-mail, cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residência e título do trabalho inscrito.

11. As inscrições podem ser realizadas por correio no endereço: UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), D.A. (Diretório Acadêmico) de Letras e Artes, Av. Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP: 44.036.900, Feira de Santana – BA ou no próprio D.A. de Letras localizado no MT 32, módulo III, na UEFS, das 09:00h as 11:00h e das 15:00h as 17:00h de segunda-feira a sexta-feira, a partir do dia 01 de junho de 2009.

12. A Comissão Julgadora será composta por 4 (quatro) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural.

13. As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.

14. O resultado dos classificados para a antologia será divulgado no website da UEFS e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, além de outros veículos de comunicação, no mês de agosto.

15. O evento de lançamento da antologia será realizado no mês de setembro.

16. O prêmio consistirá na publicação de uma antologia com os 30 melhores poemas selecionados,  sendo que serão destinados 50 exemplares para o primeiro colocado, 30 para o segundo,  15 para o terceiro e 5 exemplares para os demais, do 4º ao 30º (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal). Os exemplares restantes desta antologia serão preferencialmente distribuídos em bibliotecas e escolas públicas.

17. Poderá haver premiação em dinheiro caso haja patrocínio.

18. As datas para conclusão das várias etapas do presente concurso poderão ser prorrogadas pela Comissão Organizadora, se necessário para que o evento alcance os seus objetivos.

19. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

20. Para eventuais dúvidas, sugestões e mais informações, fica à disposição o e-mail [email protected] e o site da UEFS.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111082 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]