Cobertura da mídia influencia leis de acesso à informação na América Latina

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Nos últimos meses, o tema do acesso à informação tem dado o que falar na América Latina, e a recente promulgação de leis na área servem como exemplo do importante papel que têm os meios de comunicação na hora de consolidar este direito e a legislação correspondente, escreve Greg Michener no FreedomInfo.org.

Segundo Michener, o tratamento dado pela mídia ao acesso à informação influencia o fortalecimento de leis sobre o assunto. Se a imprensa incentiva o debate e a promulgação de leis de acesso, que estão muitas vezes nas mãos de organizações civis, o tema da transparência se torna mais relevante e ganha adeptos. Mas se não há iniciativas desse tipo, os projetos ficam afastados da agenda legislativa.

“Talvez o desafio mais surpreendente em garantir a cobertura seja acalmar os receios de profissionais da mídia”, diz Michener. “O direito à informação é muitas vezes visto como uma ameaça… a ideia de ‘democratizar a informação’ gera pouco entusiasmo entre alguns profissionais da mídia”, completa.

No entanto, existem várias oportunidades para incentivar a transparência e, nas últimas três décadas, os governos da região começaram a aceitar que um dos papéis do jornalismo é pedir prestação de contas e denunciar a corrupção, para o qual o acesso à informação é essencial.

Leia também

» Depois de mais de meia década de pressão, governo brasileiro envia projeto de lei de acesso ao Congresso (Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas)

*Com informação de Knight Center.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.