Centro Knight oferece novo curso online em português

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas abriu as inscrições para o curso gratuito “Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador”. O curso será oferecido em português entre os dias 27 de julho e 23 de agosto pelo jornalista brasileiro José Roberto de Toledo. Toledo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da agência PrimaPagina, é pioneiro nas técnicas de RAC no Brasil.

As vagas para o curso são limitadas e o Centro Knight espera uma alta demanda. Os alunos selecionados devem ser jornalistas brasileiros que trabalham em período integral em meios de comunicação impressos, eletrônicos ou online, com no mínimo três anos de experiência jornalística. Será dada prioridade também aos candidatos que trabalham como repórteres de campo e que demonstram interesse em aplicar técnicas de jornalismo investigativo em matérias de profundidade.

Além disso, os participantes do curso devem:

comprometer-se a participar consistentemente de um curso intensivo que exige cerca de 10 horas por semana
fazer exercícios semanais e participar de discussões nos fóruns do curso
ter acesso ao programa Excel (versão mínima 97, de preferência mais recente)
acesso à internet, com boa conexão
poder baixar programas gratuitos para conduzir cálculos necessários no curso (mais informações sobre os programas serão fornecidas durante o curso)
“Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador” terá duração de quatro semanas intensivas. Durante essas semanas, os seguintes conteúdos serão abordados:

técnicas de pesquisa na internet

como utilizar melhor as capacidades de ferramentas de pesquisa e ir além destas
uso de planilhas eletrônicas aplicadas ao jornalismo
organização, filtragem e cálculos de dados
introdução ao banco de dados e a ferramentas gratuitas e pagas

Diversos conceitos serão abordados semanalmente e todo o conteúdo será oferecido online. Os alunos devem cumprir com os prazos semanais apresentados pelos instrutores, mas poderão escolher os horários de acesso ao curso e o tempo desprendido em cada acesso que lhe forem mais conveniente e coerentes, levando em consideração sua agenda pessoal e de trabalho. Os módulos semanais incluem apostilas com materiais referentes às técnicas abordadas, aulas em flash exemplificando e demonstrando essas técnicas, textos adicionais de referência e exercícios práticos. Os alunos devem também participar semanalmente nos fóruns de discussão com os instrutores e outras atividades interativas que forem organizadas durante o curso.

Para se inscrever no processo seletivo, basta completar o formulário através deste link (http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=pt-br/node/4401). As inscrições para “Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador” já estão abertas, e serão encerradas no dia 12 de julho às 17 horas, horário de Austin, Texas. Os jornalistas selecionados para participar serão notificados na semana do dia 20 de julho.

Devido à alta demanda que o Centro Knight encontra em seus cursos, não serão aceitas candidaturas após o período estipulado acima. Aqueles que completarem o curso com sucesso receberão um certificado de participação eletrônico do Centro Knight.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo professor Rosental Calmon Alves na Faculdade de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin, em agosto de 2002, graças à generosa doação da Fundação John S. and James L. Knight.

Em 2007, o Centro Knight recebeu um novo financiamento de 5 anos da Fundação Knight para reorientar seu trabalho como um centro de treinamento de mídias digitais para o jornalismo Latino-americano e Caribenho, expandindo seus esforços para servir como incubadora de novas organizações de jornalismo.

*Com informação de Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]