Cachoeira: atendimento oftalmológico para 1150 alfabetizando do Topa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Mil cento e cinquenta alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) vão receber atendimento oftalmológico na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, que passa a integrar o Programa de Atenção Oftalmológica, resultado de uma parceria das Secretarias Estaduais da Educação (SEC) e Saúde (Sesab).

A ação integra as atividades da Caravana da Educação, foi instalada nesta quarta-feira (1º/07/2009), durante todo o dia, no Colégio Estadual de Cachoeira, para promover a integração entre os órgãos da SEC, visando a melhoria do atendimento à comunidade e o fortalecimento dos órgãos locais de educação (Direc e escolas), numa perspectiva de gestão descentralizada.

Para o representante dos movimentos sociais, Teobaldo Miranda, o Topa tem sido muito importante para o desenvolvimento da região, pois além de educar, traz agora a assistência oftalmológica que também é relevante para o processo educacional. “É um estímulo para que as pessoas estudem, pois com a idade, a visão falha, e esta ajuda irá levantar ainda mais a auto-estima e o gosto pelos estudos”, declarou Miranda.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de São Felipe, Manoel Santos, ressaltou que a procura pelo Topa irá aumentar, pois resolverá o problema de muita gente. “Estamos felizes com a conquista, espero que inicie logo o atendimento”.

Além de oferecer consultas, óculos e encaminhar os alfabetizandos para intervenções de maior complexidade em oftalmologia, o programa visa propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado e, conseqüentemente, melhoria do rendimento dos alfabetizandos e redução das taxas de evasão. A fase inicial já atende a alfabetizandos de 36 municípios.

Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos participantes tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121698 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.