Brito luta por alfabetização de operários

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

 As empresas de construção civil que fizerem contratos para obras públicas do Estado poderão ser obrigadas a oferecerem cursos de alfabetização ou de complementação de pelo menos o primeiro segmento do ensino fundamental aos operários contratados. Projeto neste sentido tramita na Assembleia Legislativa da Bahia. O autor da proposta, deputado Gilberto Brito (PR), considera que, com tal iniciativa, o poder público estará não só permitindo a absorção de mão de obra primária, como abrindo espaço para que muitos trabalhadores da construção civil possam se aprimorar.

O projeto, que está sendo avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça, prevê que esta obrigação das construtoras conste em todos os editais de obras públicas do Estado da Bahia, cujo prazo de conclusão seja superior a 12 meses. Uma cláusula no edital deverá especificar que as empresas vitoriosas oferecerão o curso de alfabetização dos operários diretamente ou através de convênios com instituições públicas ou particulares. Além disso, as empresas deverão, obrigatoriamente, destinar um terço das vagas do seu quadro operacional à contratação de pessoas não alfabetizadas. Quem não cumprir pagará multa por cada operário não beneficiado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]