A dor da recordação | Por Carlos Lima

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A lei que não saiu do papel, Será verdade, Perguntar não ofende, Constituinte para reforma política, O cochilo do PT, Conselho Político, C. De Ferro e Condenação.

No dia 03 de outubro de 2007, depois de seis meses que o pedido foi aprovado, o Senado instalou a CPI das ONGs para investigar denúncias de favorecimento e desvio de recursos públicos por Organizações Não-Governamentais, no período de 1999 a 2006. Alguém pode informar os resultados punitivos, moralizadores, de recuperação dos recursos públicos que formam subtraídos?

As principais ONGs denunciadas são ligadas ao partido político do governo federal e receberam milhões de reais, e a prestação de contas … A pizza veio diretamente da “Cosa Nostra”…

A Lei que não saiu do papel

O Estado não está cumprindo uma lei de autoria do ex-deputado estadual, Tarcízio Pimenta, que obriga a fixação de cartazes ou placas nas redes públicas, ambulatórios e funerárias, informando sobre o seguro obrigatório causado por veículos, em situações de morte, invalidez permanente, internamento, medicamentos e acidente com mais de uma vítima. Registrando os valores e indenizações estabelecidos pela resolução 112 de 2004, do Conselho Nacional de Segurança Pública, conforme Lei Federal nº 6.194/74.

Será verdade

“Nunca na história desse País” se viu tanta barganha, tanta corrupção do Senado, como agora. Os senadores, com raríssima exceção, receberam, no mínimo um “chinelinho” novo, outros já tiveram melhor sorte, receberam um sapato de cromo alemão, só não perguntem qual foi a parte do Sarney, quem recebeu menos está querendo cortar o pescoço dele…

Perguntar não ofende

Duda Mendonça continua com o deputado federal Sérgio Carneiro?

Constituinte para reforma política

No dia 4 de outubro de 2007 a Comissão Executiva Nacional do PT, realizou seminário sobre a Assembléia Constituinte exclusiva para a reforma política. A intenção era discutir a melhor alternativa para resgatar a pauta da reforma política com a participação da sociedade. Foi tão eficiente quanto o Socialismo Utópico. O resgate falhou e até hoje o país espera a reforma. O PT não é mais aquele…

 O cochilo do PT

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao participar do congresso baiano da União Geral dos Trabalhadores, foi escolhido como representante da nova central, inclusive, na oportunidade, a UGT confirmou apoio à transposição das águas do rio São Francisco. O ministro do Trabalho, Carlos Luppi participou do congresso representando a Força Sindical e o ministro da Previdência, Luiz Marinho, a CUT. Onde ficou o “desconfiômetro” do PT?

Conselho Político

Digo: Conselho Político de Wagner. O secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa, consolidou a implantação do Conselho Político do governo Jaques Wagner, logo após a chegada do governador de sua viagem a China.

O Conselho contemplaria a participação de todos os partidos políticos que integram a base política governista. Falhou na articulação das eleições municipais, falhou na manutenção da base aliada, falhou no diálogo com os partidos, etc… etc… Acertou apenas na sua desarticulação. E agora Jaques? O deputado de Feira vai continuar jogando lama no ventilador?

C. De Ferro

Ninguém conseguiu derrubar Jorge Solla. A maioria dos deputados estaduais em almoço de congraçamento em que o secretário foi alvo principal de inúmeras críticas, tanto da oposição como da situação. O maior elogio foi a qualificação de “Exterminador do presente”. 2007e 2008 foram anos terríveis para Solla, resistiu heroicamente. 2009 está sendo light. Parabéns. Cuidado com a gripe suína.

Condenação: Um exemplo a não ser seguido

Em fevereiro de 2008 o juiz federal substituto, Cristiano Miranda, acatando o pedido do MPF, condenou quatro dos sete ex-gestores da Cooperativa de Crédito Rural Conquista – Credic, em Vitória da Conquista – Bahia, por desvio de 32 milhões.

A Credic foi fundada em 1988 e teve a falência decretada em 1999. De 99 a 2008 entendo ser muito tempo para uma investigação de roubo. Por conta dessa falência, dois cooperativados se suicidaram, nove enfartaram e 80 tiveram graves problemas de saúde, perderam Planos de Saúde e estão na fila do Sistema Único de Saúde.

Sugestão: Pesquisem sobre os sete ex-gestores e os quatro condenados. Terão uma surpresa agradável para o universo da nossa justa justiça! Vergonha nacional? Esse é um caso de se abandonar a presunção de inocência, comum a todos, e se afirmar que toda diretoria da Credic era desonesta e que a justiça continua sendo lenta; injusta e incompetente.

*Por Carlos Antonio de Lima, brasileiro, natural de Caruaru, Estado de Pernambuco, nasceu no dia 22 de dezembro de 1951. Jornalista e radialista. Atualmente Tesoureiro da Academia Feirense de Letras, membro do MCC – Movimento do Cursilho de Cristandade da Arquidiocese de Feira de Santana, âncora do programa jornalístico Jornal da Povo, da Rádio Povo, emissora que pertence ao Sistema Pazzi de Comunicação e chefe de Redação e Divulgação da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]