A cantora Cláudia Leite realiza show no Farol da Barra em homenagem à Independência da Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
A cantora Cláudia Leite realiza show no Farol da Barra em homenagem à Independência da Bahia.
A cantora Cláudia Leite realiza show no Farol da Barra em homenagem à Independência da Bahia.

Acatando sugestão da Fundação Pedro Calmon, as festividades em homenagem ao Dois de Julho terão inovações em 2009. As novidades incorporadas acontecerão na segunda parte do desfile, à tarde e contarão com a presença do governador Jaques Wagner e demais autoridades presentes ao desfile.

A primeira novidade é a continência à bandeira, quando haverá hasteamento solene no Forte São Marcelo, logo no início da tarde, previsto para 13h30. As autoridades presentes ao ato, que homenageia a Marinha, assistirão a tudo do 2º Distrito Naval, no Comércio. A solenidade rememora o ato de João das Botas, comandante da flotilha baiana que em 2 de julho de 1823 celebrou a vitória nos mares das forças brasileiras.

 A outra inovação no cortejo acontece na altura do Forte de São Pedro, na Avenida Sete de Setembro. Lá, por volta das 16 horas, acontecerá uma homenagem a ala esquerda do Exército Pacificador, que entrou vitoriosa em Salvador, na mesma data em 1823. A ala esquerda era formada lavradores, vaqueiros e tropeiros baianos, que vieram do interior para lutar pela independência da Bahia. Esta tropa não tinha farda de gala, marchavam com suas espingardas e sandálias de couro, comandados pelo coronel baiano Felisberto Gomes Caldeira.

Para homenagear este grupo de guerreiros, haverá lançamento de edital de concurso público para confecção de mural em azulejos e descerramento de placa comemorativa da entrada da ala esquerda, no muro do Forte; hasteamento da Bandeira Nacional e salva de 21 tiros de festim, no momento da passagem do desfile cívico.

Show no Farol da Barra terá policiamento reforçado

A Polícia Militar da Bahia está disponibilizando nesta quinta (02), além do efetivo de 958 policiais militares que serão empregados nos festejos do Dois de Julho, outros 393 policiais militares no Farol da Barra, durante o show da cantora Cláudia Leite, em homenagem à Independência da Bahia.

O policiamento será estruturado com o emprego de patrulhas e duplas no local da festa, em pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, além do policiamento motorizado, que contará com o reforço do Batalhão de Choque, RONDESP, Esquadrão de Motociclistas Águia e Corpo de Bombeiros.

Especial de rádio retrata a independência da Bahia 

O núcleo de rádio da Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (AGECOM) preparou um Especial sobre o Dois de Julho: data máxima da independência do Estado. Com uma linguagem simples e explicativa, o programa traz depoimentos do historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, retratando a importância das lutas travadas em solo baiano para a consolidação da independência do Brasil, além de informações sobre a programação das celebrações pela data. Em anxo, informe sobre o 2 de julho e da programação.

 Produzido pelo radialista Alexandre Santana, sob a coordenação de Edmundo Filho, o Especial da Independência da Bahia traz reportagens exclusivas da equipe de rádio da Agecom, com informações sobre os atos cívicos e as novidades programadas pelo Governo do Estado para as celebrações deste ano. A apresentação é de Rassana Milcent e Alexandre Santana. Para ouvir o programa, basta acessar o portal de comunicação do governo da Bahia, no endereço eletrônico http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]