TVE Bahia exibe filme raro de André Luiz Oliveira

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

“A Lenda de Ubirajara” (1975), segundo longa-metragem do cineasta baiano, radicado em Brasília, André Luiz Oliveira, ganha exibição neste domingo (28/06/2009), à 0h30, pela TVE Bahia. O filme conta uma história romântica que mostra de maneira fantasiosa, mas com rigor etnológico, o índio brasileiro antes do contato com o homem branco. O índio aculturado aparece como um trágico retrato de uma cultura desaparecida. Foi livremente adaptado do romance “Ubirajara”, de José de Alencar.

Jaguarê é um famoso caçador da tribo dos Araguaias. Mas, para tornar-se guerreiro precisa derrotar um poderoso inimigo. Ele parte para longe de sua aldeia em busca de tal proeza e encontra Pojucã, feroz matador de gente, guerreiro da Nação Tocantins. Jaguarê precisa vencê-lo para tornar-se Ubirajara, o Senhor da Lança. Para os cinéfilos, trata-se de rara oportunidade de poder conferir uma obra hoje quase desconhecida da carreira do cineasta.

Com este longa-metragem, André Luiz Oliveira conseguiu sua segunda vitória no Festival de Brasília ao ganhar o troféu Candango, premiação máxima do festival, de melhor roteiro. O diretor já havia feito história na capital federal em 1969, quando seu longa de estreia, “Meteorango Kid – Herói Intergaláctico”, foi premiado, e voltaria a fazer, em 1994, com “Louco por Cinema”, que marcou sua volta à direção após quase duas décadas e conquistaria vários prêmios no mesmo festival.

Também premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, que reconheceu o trabalho de montagem de Amaury Alves, “A Lenda de Ubirajara”, com 91 minutos de duração, traz nos créditos o nome do flautista Tuzé de Abreu (trilha musical) e do artistas plásticos Mário Cravo Neto (direção de fotografia) e Rogério Duarte, que atuou como produtor.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110917 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]