Trânsito será 5ª. maior causa de morte em 2030, diz OMS

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Relatório da agência diz que acidentes matam mais de 1,2 milhão de pessoas todos os ano, metade são pedestres, motociclistas e passageiros de transporte público; agência diz que governos precisam priorizar proteção na construção de infraestrutura.

 Um relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, sugere que os acidentes de trânsito serão a 5ª. maior causa de morte em 2030.

Segundo o estudo, apenas as doenças coronárias e infecções respiratórias eliminarão mais vidas, nos próximos anos, que os desastres nas estradas.

Transporte Público

Leia o boletim de Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

“O ‘Relatório sobre o Estado Global da Segurança nas Estradas’ foi publicado nesta segunda-feira, simultâneamente, em Nova York e Genebra, sede da OMS.

Pelo documento, mais de 1,2 milhão pessoas estão perdendo a vida todos os anos em acidentes que poderiam ser evitados.

Metade das vítimas fatais são pedestres, motocilistas, ciclistas e passageiros de transporte público.

50 milhões de feridos

Nove em cada 10 desastres ocorrem em países de rendas média ou baixa, onde se concentra quase metade de toda a frota mundial. O número de feridos em todo o mundo chega a 50 milhões.

O excesso de velocidade continua a ser um fator de risco. Mas menos de 10% dos países que têm leis de redução de velocidade reconhecem aplicar as regras de forma eficiente.

Nove em cada 10 países ricos obrigam os pais a usar cadeiras para crianças no banco de trás. Já no mundo em desenvolvimento a exigência vale para menos de 20% dos países.”

Segundo a OMS, a prevenção é a melhor política. A agência recomenda construção de ruas e estradas seguras que pensem na proteção de pedestres e ciclistas.

É a primeira vez que um documento sobre a situação de estradas em todo o mundo é publicado. O estudo foi compilado, no ano passado, com dados de 178 países.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111019 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]