São João no Pelô?

Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Colocando em prática a PPP (parceria público privado) e a PPE (parceria público estatal), pois os parceiros do governo da Bahia para o São João no Pelô são a Petrobras, Banco do Brasil, Insinuante etc… esperávamos que de fato acontecesse uma grande festa junina no Centro Histórico de Salvador.

Ledo ivo engano. Apesar de parceiros ricos, nas ruas do Centro Histórico não há decoração junina, não acontecem eventos paralelos em palcos secundários, o evento está restrito a poucos dias da semana (ontem, 18/6, quinta, não aconteceu), não se valorizam manifestações populares interioranas, por não convidarem a se apresentar na capital… ó paí ó, o que fizeram da cultura baiana…

É anunciado um único show musical, de ícones antigos da MPB (Música Popular Brasileira), sendo a abertura feita por uma banda ainda não famosa, sem preocupação de atingir todas as gerações, particularmente os mais jovens.

Penso que o cachê destes dinossauros (no bom sentido) da MPB deve ser milionário, pois não restou dinheiro para outros investimentos.

Imenso palco está armado no Terreiro de Jesus e, sem nenhum ordenamento do solo, sem regularização de ambulantes e dos próprios equipamentos da organização da festa. A ambiência é desagradável e pode inclusive dificultar o controle da violência por parte da Polícia Militar.

Triste Bahia… se oferece muito pouco para a cidade que já teve, em eras recentes, o “Arraiá na Capitá” e o “São João no Pelô” do IPAC/Conder.

Ó paí ó… o que fizeram da cultura baiana…

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 742 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]