Salário médio pago no comércio caiu 14% entre 2003 e 2007

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Rio de Janeiro – O salário médio pago aos empregados do comércio no Brasil teve uma redução de 14% entre 2003 e 2007. Enquanto em 2003, eram pagos, em média, 2,1 salários mínimos no comércio, em 2007 pagou-se 1,8 salário mínimo.

A constatação é da Pesquisa Anual do Comércio de 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo do salário médio se baseia na valor do salário mínimo.

De acordo com a gerente de análise da pesquisa, Juliana Paiva, isto não significa que tenha havido redução dos salários pagos, mas apenas uma redução da proporção desses salários quando transformados em salário mínimo.

“O salário mínimo cresceu mais do que a inflação, então, quando você transforma o salário [normalmente reajustado de acordo com o índice de inflação] em salário mínimo, você tem uma queda. Mas quando você pega a massa salarial em reais, não percebe mais essa queda”, disse.

O segmento do atacado foi o que apresentou a maior queda da média de salários mínimos, passando de 3,5 para 2,9. Ainda assim, manteve-se como a maior média entre os três segmentos (atacado, varejo e comércio de automóveis e de peças).

As empresas de comércio de combustíveis e lubrificantes foram as que tiveram a melhor média salarial em 2007 (7,9 salários mínimos), seguidas pelo comércio de máquinas, equipamentos e aparelhos de uso agropecuário, comercial e industrial (4,4 salários mínimos).

A média dos salários do comércio varejista caiu de 1,8 para 1,6 salário mínimo, entre 2003 e 2007. No comércio de automóveis, peças e motocicletas a redução foi de 2,5 para 2,1 salários mínimos.

*Com informações de Vitor Abdala

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108148 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]