Reintegração de Cuba à OEA cria nova relação dos EUA com a América Latina, diz Garcia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – O governo brasileiro considerou positiva a decisão da Organização dos Estados Americanos (OEA) de revogar o artigo da resolução de 1962 que excluiu Cuba do grupo. O assessor para assuntos internacionais da presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse à Agência Brasil que a decisão da OEA cria um novo ambiente na relação dos Estados Unidos com a América Latina.

Segundo ele, a reintegração de Cuba à organização reflete a mudança de tom na diplomacia norte-americana inaugurada pelo governo de Barack Obama. “Tudo que vai nessa direção é muito positivo, porque cria um novo ambiente na América Latina”, afirmou Garcia.

Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a decisão foi uma demonstração de bom senso. “[A revogação] mostra que o bom senso continua vivo”, disse o ministro por meio de sua assessoria de imprensa. Amorim participou em Honduras da reunião que selou a volta de Cuba a OEA.

Cuba foi expulsa da organização há 47 anos. Na época, o grupo entendeu que a ilha era uma ameaça à paz do continente americano, já que era aliada da União Soviética no período da Guerra Fria. A suspensão da resolução não significa o retorno imediato de Cuba à organização – único país americano a não integrar o grupo. Uma comissão vai discutir como será feito o reingresso,  proposta apresentada pelo ministro Celso Amorim no encontro em Honduras, conforme o Itamaraty.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111199 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]