Região sisaleira pode receber recursos do fundo de combate à pobreza

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um conjunto de projetos sociais desenvolvidos pela Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia (Apaeb), no município de Valente, na região sisaleira do Estado, está sendo avaliado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Os projetos estão voltados para a agricultura familiar e a economia solidária e podem ser contemplados com recursos do Funcep. Dentre outras ações, o Fundo financia a habitação de interesse social, a economia solidária, a segurança alimentar, a alfabetização e qualificação profissional, a pesca artesanal, além dos Programas Luz para Todos e Água para todos.

Para conhecer os projetos da Apaeb, a diretora do Funcep, Maria Morais de Carvalho Mota visitou a Fazenda Madeira, a 12 quilômetros da sede do município de Valente, onde a Apaeb mantém dois importantes projetos: o Centro de Aprendizagem e Intercâmbio dos Saberes (Cais) e a Escola Família Agrícola (EFA) Avani Lima Cunha. Integrante de uma rede internacional, criada com recursos da Fundação Kellog, o Cais oferece cursos de formação a grupo de 104 agricultores em diversas áreas da agricultura familiar, sendo dotado de quatro prédios, com refeitório e dormitório.

A EFA Avani Lima Cunha garante o ensino fundamental (da 5ª à 8ª séries) para uma turma de 73 alunos de sete municípios da região sisaleira: Valente, Santaluz, Queimadas, Conceição do Coité, Retirolândia, Nova Fátima e Serrinha. A escola aplica a pedagogia alternância, pois os alunos ficam internos uma semana e na outra vão para casa, repassar o conhecimento adquirido e desenvolver as tarefas estabelecidas para atividades de campo.

Além do currículo oficial, o ensino inclui aulas práticas e teóricas sobre as atividades desenvolvidas no campo, noções de cidadania e de administração das unidades familiares de produção. Os módulos contemplam ainda práticas de agricultura, zootecnia e desenvolvimento rural.

Ainda na Fazenda Madeira, a Apaeb Valente mantém a Casa do Mel, com 400 colméias cultivadas por 35 apicultores. A entidade já distribuiu um kit de energia solar, cada um avaliado em R$ 2,8 mil para um grupo de 700 agricultores. O equipamento permite acender lâmpada, ligar o rádio e um aparelho de TV, sem a necessidade de energia elétrica.

Sisal

Depois da Fazenda Madeira, a diretora do Funcep foi ao galpão da Apaeb, na sede do município, onde está senda concluída a fabricação de 200 máquinas de desfibrar a folha do sisal. Essa nova máquina, ao contrário da antiga, a Paraibana, tem um dispositivo que evita a mutilação dos trabalhadores rurais, um antigo e traumático problema da região sisaleira da Bahia.

O projeto conta com o financiamento da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA). Segundo o diretor executivo da Apaeb, Ismael Ferreira, 112 máquinas já estão prontas e as 88 restantes em fase de finalização. Idealizado por um inventor da região, o equipamento será distribuído em todos os municípios do Território do Sisal, pondo fim aos acidentes que já mutilaram centenas de trabalhadores.

Outro projeto apresentado ao Funcep foi o de ampliação da capacidade de produção do Laticínio DaCabra, onde 62 produtores associados à Aapeb produziram quase 200 mil litros de leite de cabra, em 2008, distribuídos a 11 creches e 5 mil famílias, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. A Apaeb busca apoio para incluir o leite na merenda escolar e como parte de um programa de segurança alimentar. Anda em Valente, Maria Morais conheceu a Casa da Cultura, a Cooperativa Regional de Artesãs Filhas do Sertão, o Clube Social da Apaeb e a Fábrica de Tapetes e Carpetes de Sisal.

A diretora do Funcep disse que há possibilidade de a EFA Avani de Lima Cunha ser incluída em um grande programa voltado para a juventude rural na área de assistência técnica que está sendo elaborado pelo Governo do Estado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108177 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]