Projeto combate tráfico humano na Tríplice Fronteira

Iniciativa da Organização Internacional para Migrações, OIM, dá assistência a vítimas do crime na área entre Argentina, Paraguai e Brasil.

Um projeto para combater o tráfico humano na Tríplice Fronteira, como é chamada a área entre Argentina, Paraguai e Brasil, está entrando na segunda fase com um reforço nas iniciativas para eliminar o crime.

O programa, que é realizado pela Organização Internacional para Migrações, OIM, oferece assistências médica, legal e trabalhista às vítimas em Ciudad del Este no Paraguai, Foz do Iguaçu no Brasil e Puerto Iguazu na Argentina.

Mulheres e Crianças

A gerente do projeto, Cynthia Bendlin, disse que a rede de combate ao tráfico na região foi criada em 2006, mas ainda precisa de um grande reforço.

De acordo com a agência, o tráfico humano na Tríplice Fronteira concentra-se, principalmente, em mulheres, crianças e adolescentes.

Pesquisas indicam que as mulheres são traficadas para períodos de no máximo um fim de semana para exploração sexual.

Brasil e Paraguai

Dados da OIM também sugerem que cerca de 6 mil crianças e adolescentes cruzam a fronteira entre o Brasil e o Paraguai todos os anos.

Muitas delas também se tornam vítimas de crimes sexuais.

Além do tráfico humano, a Tríplice Fronteira também sofre com contrabando e outros tipos de delitos.

A primeira e segunda fase do projeto na região estão sendo financiadas com a ajuda do Departamento de Estado americano de Combate e Monitoramento ao Tráfico de Seres Humanos.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário