ONU diz que impacto da crise financeira pode levar anos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Na abertura da conferência sobre o tema, nesta quarta-feira, Ban Ki-moon disse que escreveu aos líderes do G-8 pedindo medidas concretas para ajudar os países pobres; encontro do grupo ocorre no próximo mês na Itália.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o impacto real do que chamou “a pior crise econômica do mundo em décadas” poderá durar ainda muitos anos.

Ban discursou na abertura, em Nova York, da Conferência das Nações Unidas sobre as Crises Econômica e Financeira e seu Impacto sobre o Desenvolvimento.

Pobreza

O Secretário-Geral disse que milhões de famílas estão a ser empurradas para a pobreza e 50 milhões de empregos poderão ser perdidos neste ano. Ele disse também que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome todos os dias.

Promessas

Ban revelou que acaba de enviar uma carta aos líderes do G-8 pedindo medidas concretas e específicas de apoio aos pobres e vulneráveis. O Grupo dos Sete Países Mais Industrializados do Mundo acrescido da Rússia se reúne no próximo mês na Itália.

Um dos participantes da conferência, o ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, disse à Rádio ONU, que seu governo espera a adoção de medidas concretas.

“O objectivo principal da política econômica em Moçambique é o combate e a redução da pobreza absoluta. E para esse efeito precisamos de concentrar todos os recursos possíveis para levar a cabo essas ações. Gostaríamos que a questão da crise mundial fosse resolvida para podermos implementar as nossas políticas e conseguirmos alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio que nos comprometemos há algum tempo.”

Vários países de língua portuguesa enviaram delegação ao encontro. O Brasil está sendo representado pela embaixadora do país na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

A conferência, que ocorre na Assembleia Geral, termina nesta sexta-feira.

*Com informações da Rádio ONU em Nova Iorque.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]