ONU aposta em economia verde para combater pobreza

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Em comunicado conjunto, 18 agências da organização afirma que economia de baixo carbono não combate só o efeito estufa, mas também gera empregos.

 As Nações Unidas divulgaram um comunicado conjunto nesta quinta-feira para fortalecer a promoção da economia verde no combate à pobreza.

Numa nota assinada por 18 agências da ONU incluindo o Programa para o Meio Ambiente, Pnuma, a organização afirmou que uma iniciativa de transição mundial para uma economia de baixo carbono será capaz de criar várias oportunidades econômicas e ambientais no século 21.

Indústria

A nota coincide com a Conferência Mundial sobre as Crises Econômica e Financeira e seu Impacto sobre o Desenvolvimento, que termina nesta sexta-feira na Assembleia Geral.

Segundo o comunicado, o investimento de fundos de estímulo fiscal em setores como energia renovável, transportes públicos e agricultura pode criar novas indústrias e ajudar na recuperação da economia.

Um dos efeitos do aquecimento global é a decisão de muitos bancos de recusar empréstimos a pequenos agricultores em regiões rurais por causa de riscos naturais como cheias e secas.

Para resolver o problema, o Pnuma lançou o “Índice de Seguros” que pretende ajudar os mais vulneráveis em várias partes do mundo.

Segundo a agência da ONU, este novo tipo de seguro é uma alternativa atraente para gerir os riscos associados à temperatura porque utiliza índices de quedas nos níveis de chuva, por exemplo, para determinar o pagamento de indenizações.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]