
Em comunicado conjunto, 18 agências da organização afirma que economia de baixo carbono não combate só o efeito estufa, mas também gera empregos.
As Nações Unidas divulgaram um comunicado conjunto nesta quinta-feira para fortalecer a promoção da economia verde no combate à pobreza.
Numa nota assinada por 18 agências da ONU incluindo o Programa para o Meio Ambiente, Pnuma, a organização afirmou que uma iniciativa de transição mundial para uma economia de baixo carbono será capaz de criar várias oportunidades econômicas e ambientais no século 21.
Indústria
A nota coincide com a Conferência Mundial sobre as Crises Econômica e Financeira e seu Impacto sobre o Desenvolvimento, que termina nesta sexta-feira na Assembleia Geral.
Segundo o comunicado, o investimento de fundos de estímulo fiscal em setores como energia renovável, transportes públicos e agricultura pode criar novas indústrias e ajudar na recuperação da economia.
Um dos efeitos do aquecimento global é a decisão de muitos bancos de recusar empréstimos a pequenos agricultores em regiões rurais por causa de riscos naturais como cheias e secas.
Para resolver o problema, o Pnuma lançou o “Índice de Seguros” que pretende ajudar os mais vulneráveis em várias partes do mundo.
Segundo a agência da ONU, este novo tipo de seguro é uma alternativa atraente para gerir os riscos associados à temperatura porque utiliza índices de quedas nos níveis de chuva, por exemplo, para determinar o pagamento de indenizações.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*