O DEM e o PSDB selaram na tarde de hoje (15), em Salvador, a aliança visando disputar eleições de 2010

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

DEM e PSDB selam união na Bahia. Democratas e tucanos fazem grande encontro com presença do PR, PPS, PTN e PRTB

Os dois partidos (DEM e PSDB), que eram adversários até ano passado, terão o mesmo candidato ao governo no estado. O nome, no entanto, ainda está em aberto, bem como as duas vagas ao Senado. O senador César Borges, presidente do PR, compareceu ao evento, que aconteceu no restaurante Barbacoa e contou com a presença maciça da imprensa soteropolitana. Estiveram presentes ainda lideranças de outros partidos, a exemplo do PPS, PTN e PRTB.

O deputado ACM Neto (DEM), um dos principais articuladores da frente oposicionista, disse que o encontro fortalece a oposição, que vai buscar novos parceiros, a exemplo do PMDB. “Estamos caminhando bem e fizemos hoje uma aliança representativa, com partidos que possuem força nacional e regional. As conversas com o PR estão bem adiantadas, e um exemplo disso é a presença do senador César Borges aqui no encontro. Também vamos procurar o PMDB”, voltou a dizer Neto, ao ser questionado por jornalistas.

Ele acrescentou que a oposição vai intensificar as viagens ao interior e endurecer nas críticas às falhas do governo Wagner, “que são inúmeras”. “Além disso, vamos mostrar que sabemos governar, pois já tivemos no poder. Vamos comparar o que fizemos e o que eles não estão fazendo. Porque o governador ainda não desceu do palanque para governar”, criticou ACM Neto.

Presentes – Estiveram presentes ao encontro os deputados federais José Carlos Aleluia (DEM), Luiz Carreira (DEM), Paulo Magalhães (DEM), Jutahy Júnior (PSDB), João Almeida (PSDB), Jorge Khoury (DEM), José Rocha (PR); os deputados estaduais Eliedson Ferreira (DEM), Clóvis Ferraz (DEM), Carlos Gaban (DEM), Fernando Torres (PRTB), Sandro Régis (PR), Elmar Nascimento (PR), Rogério Andrade (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Heraldo Rocha (DEM) e Paulo Azi (DEM); o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; além de vereadores e outras lideranças.

O ex-governador Paulo Souto afirmou que a chapa majoritária da oposição ainda está aberta a discussões. Ele disse, no entanto, que estará pronto para disputar novamente o governo caso seja uma determinação dos partidos que formam a frente de oposição. “Mas esse ainda não é o momento de falarmos em nome para uma chapa”.

O deputado Jutahy Júnior lembrou que um candidato forte ao governo vai ajudar na candidatura presidencial do PSDB em 2010. “Isso fortalece as nossas bases nos municípios. O que queremos é construir um palanque forte na Bahia, e todos que apoiarem a candidatura do PSDB à Presidência podem estar conosco”, ressaltou o parlamentar.

Já o senador César Borges salientou que o fato de a chapa majoritária da oposição estar em aberto facilita as conversas e negociações com o PR. “Somos um partido com várias opiniões internas. Queremos, primeiro, unificar o partido ou ter uma posição da maioria. Afinal, ainda está cedo para tomarmos uma decisão”.

*Com informações de Alexandre Reis

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110050 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]