Nos dois lados do Atlântico, repórteres cobrem incertezas sobre avião desaparecido da Air France

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Jornalistas no Brasil e na França estão lidando com o bombardeio de informações e rumores relacionados ao desaparecimento do vôo 447 da Air France, ocorrido na última noite enquanto voava do Rio de Janeiro para Paris. (Leia a cobertura em português aqui. Leia a cobertura completa do jornal O Globo, com sede no Rio de Janeiro, aqui.)

Em Paris, os familiares que chegaram ao aeroporto Charles de Gaulle para receber os passageiros foram levados a um centro de informações da Air France, longe dos jornalistas, informam o G1 e a Associated Press.

No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, os jornalistas que chegaram cedo conseguiram acesso às famílias e amigos, conta o Comunique-se. Os que chegaram depois da instalação da sala de imprensa não tiveram a mesma sorte.

Segundo O Globo, os contatos com o avião ocorreram normalmente até às 22:30 de domingo (horário de Brasília), “antes de a aeronave entrar em uma zona de fortes turbulências e de trovoadas”. Às 23h15m, o avião emitiu uma série de alertas automáticos, antes de desaparecer dos radares franceses, acrescenta o jornal.

“Não temos dúvida de que estamos lidando com um desastre aéreo”, afirmou Pierre-Henri Gourgeon, diretor-geral da Air France-KLM, de acordo com a BBC Brasil.

Mesmo enquanto a aeronave ainda é localizada, comentaristas e “especialistas” brasileiros já tiram conclusões e fazem acusações na TV, mostrando a capacidade do meio de comunicação de agir como um “partido político” – o “PIG, Partido da Imprensa Golpista” – que tem como objetivo atacar o presidente Lula, observa o jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog.

*Com informações de Dean Graber

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]