Mostra marca início de projeto de Educação Patrimonial em Cachoeira

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Fazer com que uma cidade veja a outra, reflita sobre suas histórias, origens, riquezas, diferenças e que, por fim, se valorizem e se auxiliem em processos de preservação cultural. Esse é o objetivo da exposição fotográfica “Duas paisagens – uma troca de olhares”, que será aberta no próximo dia (25/06/2009), nas cidades de Cachoeira e São Felix, ambas localizadas às margens do Rio Paraguaçu, região do Recôncavo baiano, a 115 km de Salvador.

A mostra, que reúne cerca de 70 painéis, dá início à parceria entre IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e as prefeituras das duas cidades para realização de atividades de Educação Patrimonial. Essa parceria pode possibilita, ainda, a criação de um Programa de Educação Patrimonial e Ambiental para as cidades de Cachoeira e São Félix, agregando o Iphan. A intenção da Secult/Ipac é desenvolver diversas ações que subsidiem o dossiê de candidatura do ‘Itinerário do Rio Paraguaçu’ e complementem os projetos de restauração que vêm sendo desenvolvidos nas duas cidades, principalmente, via Programa Monumenta.

“O Monumenta restaura trechos urbanos, procurando conciliar sustentabilidade dos centros históricos, motivando seus usos econômico, cultural e social”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. O programa estimula o desenvolvimento de atividades e fortalece as estruturas turísticas locais. O programa prevê, ainda, financiamento para restaurar imóveis particulares e a criação de um Comitê Gestor de um Fundo de Preservação para assegurar a manutenção dos investimentos.

Ainda sob coordenação da Secult/Ipac, o Monumenta restaura cerca de 80 imóveis públicos, privados e monumentos tombados pelo Iphan, como o Conjunto da Ordem do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. do Rosário, as igrejas do Monte e Rosarinho, a capela da Ajuda, a casa natal de Ana Nery, os antigos Fórum e Arquivo Público Municipal, entre outras edificações. “Cachoeira é a cidade brasileira que mais recebe recursos do Monumenta, totalizando cerca de R$ 36 milhões até o término do programa”, comenta o diretor do IPAC.

A exposição “Duas paisagens – uma troca de olhares” acontece, simultaneamente, em três lugares. Na ponte Dom Pedro II – que liga as cidades sobre o rio e é Patrimônio Material da Bahia -, na galeria do IPAC, em Cachoeira e na Casa de Cultura de São Felix. A ponte abrigará 16 painéis, de modo que as fotografias de Cachoeira só apareçam para quem vem de São Félix, e vice-versa. Deste modo, as cidades concretizaram o título da mostra. As demais fotografias ficam distribuídas entre a casa de cultura e galeria. Todas as fotos foram garimpadas em arquivos oficiais e particulares de moradores das cidades retratadas, além de outras do Arquivo Público do Estado.

Adiantando a parceria com a Ufrb, a exposição da Secult/Ipac já conta com apoio de representantes das duas cidades, professores e alunos do curso de Museologia da universidade, que atuam como monitores do evento. A mostra fica aberta até 30 de agosto (2009), sempre durante horário comercial.

*Com informações de Geraldo Moniz

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]