Livre comércio pode ajudar a combater efeito estufa

Estudo lançado pelas agências da ONU para Comércio e para Meio Ambiente diz que abertura de mercados pode acelerar uso de tecnologias limpas.

Um estudo das Nações Unidas sugere que a abertura de mercados pode ajudar a combater o aquecimento global.

A pesquisa “O Comércio e a Mudança Climática” foi divulgada, nesta sexta-feira, pela Organização das Nações Unidas para o Comércio, OMC, e pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma.

Cooperação Multilateral

Segundo os chefes da OMC, Pascal Lamy, e do Pnuma, Achim Steiner, o desafio de enfrentar o aquecimento global precisa ser encarada com cooperação multilateral.

Para eles, o primeiro passo deve ser a conclusão bem-sucedida de um acordo para a implementação da 2ª. fase de cumprimentos do Procolo de Kyoto.

A primeira está marcada para expirar em 2012.

Subsídios Agrícolas

A Conferência da ONU sobre Mudança Climática está marcada para ocorrer em dezembro na Dinamarca.

Steiner e Lamy também pediram aos governos para concluir a Rodada de Doha, que prevê a liberalização do comércio.

A iniciativa começou em 2001, mas ainda não foi encerrada, entre outras razões, por diferenças sobre a política de subsídios agrícolas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O estudo da ONU conclui que o aumento da renda como resultado do livre comércio pode causar a mudança de hábitos sociais levando sociedades, que vão se tornando mais ricas, a exigir padrões ambientais de redução das emissões de gases poluentes.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Livre comércio pode ajudar a combater efeito estufa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*