
O Laboratório de Jornalismo Nieman organizou cinco tours em vídeo a redações que são “novas, inovadoras ou, em todo caso, notáveis”.
Trata-se das redações do Talking Points Memo, do Gawker Media, do Daily Telegraph e do Valley Independent Sentinel, um site de notícias hiperlocal no estado americano de Connecticut, operado por apenas duas pessoas e que será lançado nos próximos meses. Na lista do Laboratório Nieman está também a chamada “redação transparente” do jornal Spokesman Review, na qual os leitores podem participar via webcam das reuniões de pauta e os editores podem explicar suas decisões ao público.
O laboratório oferece ainda uma série de vídeos sobre como o New York Times está se preparando para integrar as tecnologias e as técnicas das novas mídias em sua redação.
Outro website, independente do Laboratório Nieman, contém vídeos e ideias sobre o conceito de “redações integradas”. É o The Next Newsroom Project, que pretende desenhar a redação ideal para os próximos 50 anos e difundir cinco princípios, mas ainda tenta determinar como o fará.
O princípios são os seguintes:
*Colocar a comunidade no centro.
*Fazer da inovação uma prioridade.
*Publicar em todas as plataformas.
*Colaborar com os demais.
*Promover a transparência.
O The Next Newsroom Project possui blogs com posts úteis como “Inovação: Dez (pequenas) coisas que você pode fazer para reiventar a sua redação”. Além disso, reúne material multimídia relacionado à evolução da indústria e perfis de diferentes redações nos Estados Unidos.
*Com informações de Maya Srikrishnan